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2014_AnitaAngelicaCruzdePaivaSousa.pdf2,3 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorSousa, Anita Angelica Cruz de Paiva-
dc.identifier.citationSOUSA, Anita Angelica Cruz de Paiva. Avaliação da aprendizagem e institucional do Centro Interescolar de Línguas 2 de Brasília: os desafios entre o fazer pedagógico, o poder administrativo e interpessoal. 2014. 57 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho monográfico, caracterizado como uma pesquisa de natureza qualitativa, tem o objetivo de investigar as práticas avaliativas utilizadas nos idiomas Francês, Inglês e Espanhol do Centro Interescolar de Línguas 2 de Brasília e a importância da avaliação institucional como instrumento de identificação de pontos fracos e fortes no ato de avaliar. Essa investigação tem por objetivo sinalizar tais pontos, a fim de apresentar à equipe gestora, coordenadores e professores dessa instituição indicadores relacionados ao processo avaliativo. A pesquisa se realiza de acordo com as tendências atuais para o ensino de línguas estrangeiras modernas (LEM), assim como novas diretrizes de avaliação que demandam um rompimento com o tradicionalismo excludente, tendo em vista, é claro, a trajetória do processo avaliativo brasileiro como um todo e, mais especificamente ao que tange o ensino de LEM. Focou a importância de sinalizar que o ato de avaliar requer ações constantes de reflexão, autoavaliação e disposição a mudanças, sempre que se fizerem necessárias. Consiste em coleta de dados através de questionários, observações, estudo teórico e trocas informais e formais com equipe docente e gestora. Os resultados sinalizam que os instrumentos avaliativos utilizados não são totalmente eficazes e que propostas precisam ser apresentadas e mudanças, tomadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem e institucional do Centro Interescolar de Línguas 2 de Brasília : os desafios entre o fazer pedagógico, o poder administrativo e interpessoalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-30T17:41:48Z-
dc.date.available2016-08-30T17:41:48Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14415-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectLíngua estrangeira - aprendizagempt_BR
dc.subjectCentro Interescolar de Línguas (CIL)pt_BR
dc.contributor.advisorcoMachado, Liliane Campos-
dc.description.abstract1This monograph, identified as a qualitative research, aims at investigating language learning assessment practices in English, French and Spanish language courses at Centro Interescolar de Línguas 2 de Brasília (CIL 2), a public language school, as well as the importance of carrying out institutional evaluations as important tools in order to identify assessment weaknesses and strengths. Once data indicators on how assessment at CIL 2 is carried out, principals, coordinators and teachers at this school will have access to such information. This research is carried out in accordance to present trends in foreign language teaching, as well as to new assessment guidelines that demand a barrier break to segregating traditional assessment trends. Also, it is studied how assessment practices in Brazil have changed along time, specifically in terms of foreign language assessment. It focused on signaling that assessing requires constant reflection, self evaluation, and willingness to changes, whenever necessary. It consists of data collection through questionnaires, observations, theoretical studies, as well as formal and informal exchanges with teachers and principals. The results indicate that assessment tools once proposed are not completely effective and that new proposals and changes are actually necessary.pt_BR
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