Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14412
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CristinaMayalaCavaletti_tcc.pdf827,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A Aferição de Inovações em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) : um estudo sobre o alinhamento entre indicadores utilizados no programa Agentes Locais da Inovação e aqueles utilizados em nível nacional e mundial
Autor(es): Cavaletti, Cristina Mayala
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Micro e pequenas empresas
Inovação
Programa Agentes Locais de Inovação (ALI)
Empreendedorismo
Data de apresentação: 27-Jun-2016
Data de publicação: 30-Ago-2016
Referência: CAVALETTI, Cristina Mayala. A Aferição de Inovações em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) : um estudo sobre o alinhamento entre indicadores utilizados no programa Agentes Locais da Inovação e aqueles utilizados em nível nacional e mundial. 2016. 88 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo discutiu indicadores de aferição de inovações em MPEs/PMEs em nível mundial e nacional através de um levantamento na literatura de estudos que propusessem estes indicadores e compará-los com os indicadores utilizados pelo Radar da Inovação do Programa Agentes Locais da Inovação (ALI), programa do SEBRAE que visa promover inovação na micro e pequena empresa. Trata-se de um trabalho qualitativo-descritivo, realizado com pesquisa bibliográfica, mas também de campo, em que foram entrevistados 10 consultores atuantes do programa ALI e posteriormente realizada análise de conteúdo com as percepções geradas através das entrevistas realizadas. Também foram analisados 13 artigos nacionais e internacionais quanto ao alinhamento com o que é proposto no Programa Agentes Locais da Inovação. Como conclusão verificou-se que o ALI é um programa em que são atendidas empresas de diferentes perfis, cuja capacidade técnica do empresário responsável e o entendimento do Programa são fatores condicionantes para o engajamento do empresário no cumprimento das tarefas propostas. Também se verificou que podem ser feitas melhorias na linguagem deste para melhorar o entendimento do que é aferido. Quanto à análise de indicadores em nível mundial e nacional, verificou-se que os indicadores nacionais encontram-se mais alinhados do que os indicadores internacionais àquilo que é praticado pelo SEBRAE por meio do Programa ALI. Isso se dá pela natureza da literatura analisada. Os estudos nacionais têm uma semelhança maior por tratarem de programa de inovação com características semelhantes ao Radar da Inovação. Quanto ao alinhamento dos indicadores trabalhados no Radar e aplicados à inovação das MPEs brasileiras no contexto do DF, àqueles internacionais, é possível verificar que o Brasil se alinha um pouco mais aos indicadores europeus, muito embora a realidade das MPEs brasileiras pareça assemelhar-se mais às MPEs asiáticas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons