Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14409
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_EduardoPachecoReisdeSouza_tcc.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de autoeficácia no contexto profissional em uma empresa júnior
Autor(es): Souza, Eduardo Pacheco Reis de
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Empresa Júnior
Trabalho - desempenho
Treinamento profissional
Autoeficácia
Data de apresentação: 29-Jun-2016
Data de publicação: 30-Ago-2016
Referência: SOUZA, Eduardo Pacheco Reis de. Avaliação de autoeficácia no contexto profissional em uma empresa júnior. 2016. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O ambiente social e profissional moderno é caracterizado pelo ascendente nível de competitividade em todos os níveis, desde o pessoal ao organizacional. Neste contexto, o desempenho, consequência dos padrões de pensamento e comportamento de um indivíduo, é fundamental para todos os agentes sociais. A autoeficácia se apresenta como construto relevante para o estudo do comportamento humano, trabalhando as relações entre as crenças do indivíduo a respeito de suas capacidades e seu comportamento. O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar a autoeficácia voltada ao contexto profissional dos membros da AD&M Consultoria Empresarial, empresa júnior do curso de Administração de Empresas da UnB. Realizou-se a aplicação de dois instrumentos de avaliação de autoeficácia no contexto profissional, a Escala de Autoeficácia no Trabalho e a Escala de Autoeficácia na Busca por Trabalho com todos os membros da organização. Foram realizadas análises estatísticas descritivas, análises de correlação e testes não paramétricos com o intuito de avaliar quais fatores se relacionam com as diferenças de avaliação entre os membros da AD&M. Os resultados das avaliações descritivas indicam que os membros da AD&M Consultoria Empresarial avaliam suas capacidades relacionadas a comprometimento, alcance de objetivos e a relacionamentos em maior nível que os demais fatores pesquisados pelas medidas utilizadas no estudo. Além dos resultados das correlações entre os fatores das medidas, foram analisadas as relações entre estes e dados socioprofissiográficos dos participantes do estudo. Estas análises indicaram que, dentre os membros da AD&M, aqueles que completaram o Treinamento Geral de Consultoria (TGC) da empresa e, em maior grau, aqueles que exerceram cargos nas áreas do Escritório de Projetos e de Negócios se avaliam de forma estatisticamente significativa superior em relação aos demais membros da organização. Os resultados da pesquisa apontam caminhos possíveis para que a AD&M investigue a influência da autoeficácia de seus membros sobre seus resultados e, consequentemente, apontam oportunidades para que o tema auxilie a empresa em seus processos decisórios estratégicos. Em aspecto mais amplo, a pesquisa indica à academia possibilidades para a formulação de hipóteses e fornece embasamento para estudos relacionados ao tema de autoeficácia no contexto profissional e a empresas juniores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons