Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14403
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PedroPauloGarciadaRosa_tcc.pdf698,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A produtividade científica brasileira em perícia contábil : uma análise sob a ótica da Lei de Lotka
Autor(es): Rosa, Pedro Paulo Garcia da
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Ciências Contábeis - produção científica
Perícia contábil
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 30-Ago-2016
Referência: ROSA, Pedro Paulo Garcia da. A produtividade científica brasileira em perícia contábil: uma análise sob a ótica da Lei de Lotka. 2016. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A presente pesquisa busca verificar a produtividade científica dos autores na subárea contábil a Perícia Contábil, que atua na produção de provas orientadoras na solução de conflitos em júdice ou em questões envolvendo o patrimônio. Para obtenção da amostra foi utilizada uma pesquisa documental na plataforma eletrônica denominada WEBQUALIS, do portal CAPES, dos últimos 27 anos, ou seja, de 1989 a 2015. Foram identificados uma produção de trinta e nove artigos publicados em quinze periódicos que atenderam aos critérios estabelecidos, (estar inseridos na área de avaliação “Administração, Ciências Contábeis e Turismo“ e constar com classificação em 2014). Como ferramenta para análise da produtividade foi utilizada a lei bibliométrica “Lei de Lotka”, que traz como pressuposto básico que “poucos autores produzem muito e muitos autores produzem pouco”, denotando-se disso uma estratificação entre os autores na produção científica. Embora se tenha percebido na pesquisa que apenas 10,25% dos artigos foram produzidos por uma autoria individual, os 89,74% restantes foram produzidos por coautorias, não havendo indicação se existia autor principal nas publicações. Para fins estatísticos adotou-se como principal os autores mais produtivos. Dessa forma, os dados foram analisados e submetidos ao princípio da Lei de Lotka, obtendo-se resultados que sugerem a confirmação e a perfeita aplicação dessa Lei ao presente trabalho. Finalmente, sugeriram-se estudos mais aprofundados sobre crescimento do fenômeno das coautorias e seu enquadramento nas leis bibliométricas para fins de análise. Propuseram-se, também, estudos sobre a aplicação das demais Leis da bibliometria nos artigos sobre Perícia Contábil para serem observados os demais aspectos da produção científica nessa área. Sugeriram-se ainda, em função da existência de poucos trabalhos de pesquisa em perícia contábil, estudos para levantar os motivos dessa ocorrência.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons