Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14397
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlyneBrandaoAlves_tcc.pdf10,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Direitos sexuais - reprodutivos : construindo possibilidades de escolha com os/as adolescentes
Autor(es): Alves, Alyne Brandão
Orientador(es): Santos, Larissa Medeiros Marinho dos
Assunto: Gravidez na adolescência
Educação sexual para a juventude
Adolescentes - comportamento sexual
Aconselhamento sexual
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 30-Ago-2016
Referência: ALVES, Alyne Brandão. Direitos sexuais - reprodutivos: construindo possibilidades de escolha com os/as adolescentes. 2015. 45 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo e relato de ação interventiva discutem e analisam as questões que envolvem a temática sexualidade na adolescência através da execução de Rodas de Diálogos na escola Berta Vieira de Andrade com alunos adolescentes, utilizando o espaço escolar, ambiente propício a recepção de ações educativas, e como forma de incentivo ao corpo docente a desenvolvimento de outras ações relacionadas à transversalidade do tema em questão. Nos capítulos a seguir tratamos em realizar uma breve análise do que os autores pensam em relação à sexualidade na adolescência, também contextualizamos a gravidez na adolescência e abordamos a educação sexual e sua importância no âmbito escolar. Para a realização das rodas de diálogos seguimos a ordem de abordagem dos temas iniciando pela Sexualidade na Adolescência, conceituando os termos adolescência e sexualidade, a fim de ampliar o conhecimento dos participantes para uma reflexão e autoconhecimento, e logo em seguida apresentamos para discussão no grupo das fases da adolescência, as mudanças que ocorrem em vários aspectos e os desafios a serem superados para construção da identidade. Conceituamos o tema sexo relacionando com a sexualidade no intuito de levar a compreensão das diferenças e relações entre os dois termos. Também abordamos o tema das doenças sexualmente transmissíveis observando as mais recorrentes entre os adolescentes, causas, formas de transmissão, sintomas, consequências, prevenção e também os métodos contraceptivos, preservativos, formas adequadas de uso, finalidades, reflexão quanto à iniciativa de seu uso relacionando a questão de gênero, como também demais métodos que previnem a gravidez, traçando um paralelo entre teoria e prática, buscando uma reflexão sobre as consequências de uma vida sexual sem responsabilidade e o devido cuidado com relação às escolhas e decisões que se relacionam a prática sexual e suas implicações. O tema Gravidez não planejada na adolescência, assim como os outros temas apresentados, foi conduzido através de questionamentos aos participantes assim como esclarecendo dúvidas e apresentação de material áudio visual no intuito de refletir sobre responsabilidades e suas relações com a questão gênero, maternidade, paternidade, consequências biológicas, e psicossociais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília,Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons