Título: | Direitos humanos no BRICS : um estudo do papel político na cultura educacional brasileira |
Autor(es): | Gonçalves, Lanisson Araújo |
Orientador(es): | Lionço, Tatiana |
Assunto: | Direitos humanos BRICS - políticas educacionais Educação e Estado |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 30-Ago-2016 |
Referência: | GONÇALVES, Lanisson Araújo. Direitos humanos no BRICS: um estudo do papel político na cultura educacional brasileira. 2015. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho examina as características e funcionalidades com relação ao mecanismo de poder do Estado na esfera pública no que tange aos projetos de diretrizes e funcionalidades educacionais. Para tanto, o trabalho é focado dentro do contexto histórico ante a transição pós-Guerra Fria, juntamente com os acontecimentos relevantes que demarcaram o surgimento da globalização; os cenários onde se desenvolveram as ações; os atores que deles participaram; e a relação de desenvolvimentismo que ali se estabeleceu. Compreende-se que os mecanismos estatais de educação refletem o resultado claro de um processo que emergiu paralelo à necessidade de democratização e evolução do Estado, cuja percepção final só pode ser entendida se analisarmos as mediações e conjunturas políticas que se deram durante suas elaborações. Neste sentido, em consequência ao estudo das políticas públicas educacionais que propiciaram a democratização do Estado, relacionado com o crescente e emergente desenvolvimento individual, identifica-se nas leis e projetos de educação a ampliação dos horizontes, da cidadania e, finalmente, da democracia. No intuito de maior compreensão dos universos estudados utiliza-se, como subsídio, a análise comparativa entre Brasil e o BRICS, buscando enfatizar o peso e característica político-econômica do país e do bloco, tanto no plano nacional, como no contexto internacional. As leis e projetos educacionais configuram-se, desta forma, um reflexo direto das expectativas dos diferentes grupos ligados a educação (em especial o indivíduo e o Estado) segundo o jogo de forças que ali se estabelece e se legitima, tendo como resultado uma grande diversidade de impactos em seus aspectos finais, de avanços e retrocessos na democratização do desenvolvimento dos direitos humanos. |
Abstract: | This paper examines the features and functionality in relation to state power mechanism in the public sphere with respect to project guidelines and educational features. To this end, work is focused within the historical context at the post-Cold War transition, together with relevant events that have marked the emergence of globalization; the scenarios, which have developed actions; the actors who took part in them; and development relationship that settled there. It’s understood that education state mechanisms reflect the clear result of a process that emerged parallel to the need for democratization and development of the state, whose final realization can only be understood if we analyze measurements and political circumstances that occurred during their elaborations. In this sense, due to the study of educational public policies that led to the democratization of the state, related to the growing and emerging individual development, identified in laws and education projects to expand the horizons of citizenship and, finally, democracy. In order to further understanding of the studied universe is used as a subsidy the comparative analysis between Brazil and the BRICS, seeking to emphasize the weight and political-economic characteristic of the country and block, both nationally as internationally. Laws and educational projects are configured in this way, a direct reflection of the expectations of different groups linked to education (especially the individual and the state) according to the play of forces that there is established and legitimized, resulting in a large diversity of impacts in their final respects, advances and setbacks in the democratization of development of human rights. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|