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Título: Direitos humanos e abuso moral nas organizações : a relevância das ações educativas
Autor(es): Silva, Alessandra Carvalho Vieira da
Orientador(es): Lionço, Tatiana
Assunto: Assédio moral
Ambiente de trabalho
Direitos humanos
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 29-Ago-2016
Referência: SILVA, Alessandra Carvalho Vieira da. Direitos humanos e abuso moral nas organizações: a relevância das ações educativas. 2015. 39 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O assédio moral, apesar de não ser um fenômeno novo, vem ganhando espaço de discussão em várias áreas como a psicologia, o direito e administração. Isso vem acontecendo, pois a violência no trabalho vem mudando nos últimos anos. Hoje se usa mais violências sutis, visto o grande combate que temos às violências físicas. O assédio moral inflige os direitos humanos visto que fere o direito à dignidade daquele que o sofre, não o reconhecendo como sujeito e alterando a sua percepção de identidade. Esse trabalho propõe um estudo sobre as percepções de líderes intermediários de uma empresa privada em relação ao assédio moral. Para isso foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas que foram analisadas qualitativamente por meio de categorização. Buscou também conhecer o conceito de reconhecimento atribuído aos entrevistados, visto que um dos pontos do assédio moral é o não reconhecimento do outro. Com os resultados obtidos foi possível reconhecer a importância de ações educativas para prevenir a reincidência desta violência nas organizações.
Abstract: Mobbing, although not a new phenomenon, has been gaining space for discussion in various fields such as psychology, law and administration. This has been going since violence at work has been changing in recent years. Today uses more subtle violence since the great battle we have to physical violence. Mobbing inflicts human rights since it hurts the right to dignity of the one who suffers, not recognizing him as the subject and changing their perception of identity. This paper proposes a study on the perceptions of interim leaders of a private company in relation to bullying. For this there have been four semi-structured interviews that were analyzed qualitatively through categorization. Also sought to know the concept of recognition given to respondents, as one of the points of mobbing is not recognizing the other. With the results we recognize the importance of educational actions to prevent recurrence of such violence in organizations.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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