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dc.contributor.advisorBarroso, Maria Veralice-
dc.contributor.authorBrás, Luana Ribeiro-
dc.identifier.citationBRÁS, Luana Ribeiro. Construindo caminhos rumo a superação da xenofobia por meio das atividades extracurriculares. 2015. 37 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objeto a importância das atividades extracurriculares na disseminação da cultura local, como também no sentido de superar ações xenofóbicas que possam vir existir no espaço escolar. O trabalho tem por objetivo refletir sobre as atividades extracurriculares da Escola Estadual Santos Dumont, em especial as desenvolvidas com os alunos do 5º Ano. Assim, algumas indagações foram pertinentes: Entender como as atividades extracurriculares têm contribuído para a disseminação da cultura local; Analisar se há indícios de atitudes preconceituosas por parte dos professores e alunos no espaço escolar que incitam a xenofobia; Como os alunos percebem a diversidade cultural no meio escolar. Nessa direção, foi realizado um projeto de intervenção, sendo uma das preocupações promover atividades interventivas que levassem os alunos a participarem, trazendo contextos vivenciados por eles tanto na escola como fora dela. Para alcançar esse objetivo, a revisão bibliográfica possibilitou que chegássemos a autores como Véra Lopes (2005) Bacharel e licenciada em Ciências Sociais; Isa Guará (2009) Pedagoga, Doutora em Serviço Social (PUC/SP) e Pós-Graduada em Psicopedagogia; Lucia Pulino (2014) graduada em Psicologia, Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência e Doutora em Filosofia, pela UNICAMP; Wanderson Nascimento, Graduado, especialista, mestre em Filosofia e doutor em Bioética e Polianne Delmondez (2014) Graduada em Psicologia doutoranda e mestre em Psicologia; José Sousa (2014) graduado em Pedagogia, Mestre em Educação e Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília; Ália Gonzaléz graduada em Psicologia, Mestre e Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Educação pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e Eder Castro (2014) graduado em Filosofia, Educação Artística e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), dentre outros. Para uma melhor compreensão do tema, materiais disponibilizados na internet também serviram de análise e embasamento do estudo. Por meio desta metodologia foi possível perceber que o espaço escolar por mais que seja um ambiente propício à reflexão, a formação integral do sujeito, a prática da diversidade e a promoção do respeito, ainda se percebem inúmeras ações de exclusão e negação do outro.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConstruindo caminhos rumo a superação da xenofobia por meio das atividades extracurricularespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-29T12:08:57Z-
dc.date.available2016-08-29T12:08:57Z-
dc.date.submitted2015-12-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14382-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectPreconceitos e antipatiaspt_BR
dc.subjectXenofobiapt_BR
dc.description.abstract1This paper studied the importance of extracurricular activities in the dissemination of local culture, but also to overcome xenophobic actions that may exist within the school. The study aims to reflect on the extracurricular activities of the State School Santos Dumont, especially developed with students of the 5th Year So, some questions were relevant: Understanding how extracurricular activities have contributed to the spread of local culture;. Consider whether there is evidence of biased attitudes among teachers and students at school who incite xenophobia; How students perceive cultural diversity in schools. In this direction, an intervention project was carried out, one of the concerns interventional promote activities that would lead students to participate by bringing experienced contexts for them both at school and outside it. To achieve this goal, the literature review enabled us to reach authors as Véra Lopes (2005) and Bachelor degree in Social Sciences; Isa Guará (2009) Educator, PhD in Social Work (PUC / SP) and Post-Graduate in Psychology; Lucia Pulino (2014) graduated in Psychology, Masters in Logic and Philosophy of Science and Doctor of Philosophy, UNICAMP; Wanderson Nascimento, graduate, specialist, Master of Philosophy and Doctor of Bioethics and Polianne Delmondez (2014) doctoral degree in Psychology and a Masters in Psychology; José Sousa (2014) degree in Education, Master of Education and Doctor in Sociology from the University of Brasilia; Alia González graduated in Psychology, Master and PhD in Human Development Processes and Education by the Psychology Institute of the University of Brasilia and Eder Castro (2014) graduated in Philosophy, Arts Education and Pedagogy with Masters and Doctorate in Education Fundamentals of the Federal University of São Carlos (UFSCar), among others. For a better understanding of the topic, materials made available on the Internet also served as the basis of analysis and study. Through this methodology was possible to see that the school environment though it may be an environment conducive to reflection, the integral formation of the subject, the practice of diversity and promoting respect, many still perceive exclusion actions and denial of the other.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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