Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barroso, Maria Veralice | - |
dc.contributor.author | Brás, Luana Ribeiro | - |
dc.identifier.citation | BRÁS, Luana Ribeiro. Construindo caminhos rumo a superação da xenofobia por meio das atividades extracurriculares. 2015. 37 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objeto a importância das atividades extracurriculares na
disseminação da cultura local, como também no sentido de superar ações
xenofóbicas que possam vir existir no espaço escolar. O trabalho tem por objetivo
refletir sobre as atividades extracurriculares da Escola Estadual Santos Dumont, em
especial as desenvolvidas com os alunos do 5º Ano. Assim, algumas indagações
foram pertinentes: Entender como as atividades extracurriculares têm contribuído
para a disseminação da cultura local; Analisar se há indícios de atitudes
preconceituosas por parte dos professores e alunos no espaço escolar que incitam a
xenofobia; Como os alunos percebem a diversidade cultural no meio escolar. Nessa
direção, foi realizado um projeto de intervenção, sendo uma das preocupações
promover atividades interventivas que levassem os alunos a participarem, trazendo
contextos vivenciados por eles tanto na escola como fora dela. Para alcançar esse
objetivo, a revisão bibliográfica possibilitou que chegássemos a autores como Véra
Lopes (2005) Bacharel e licenciada em Ciências Sociais; Isa Guará (2009)
Pedagoga, Doutora em Serviço Social
(PUC/SP) e Pós-Graduada em Psicopedagogia; Lucia Pulino (2014) graduada em
Psicologia, Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência e Doutora em Filosofia, pela
UNICAMP; Wanderson Nascimento, Graduado, especialista, mestre em Filosofia e
doutor em Bioética e Polianne Delmondez (2014) Graduada em Psicologia
doutoranda e mestre em Psicologia; José Sousa (2014) graduado em Pedagogia,
Mestre em Educação e Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília; Ália
Gonzaléz graduada em Psicologia, Mestre e Doutora em Processos de
Desenvolvimento Humano e Educação pelo Instituto de Psicologia da Universidade
de Brasília e Eder Castro (2014) graduado em Filosofia, Educação Artística e
Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Fundamentos da Educação pela
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), dentre outros. Para uma melhor
compreensão do tema, materiais disponibilizados na internet também serviram de
análise e embasamento do estudo. Por meio desta metodologia foi possível
perceber que o espaço escolar por mais que seja um ambiente propício à reflexão, a
formação integral do sujeito, a prática da diversidade e a promoção do respeito,
ainda se percebem inúmeras ações de exclusão e negação do outro. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Construindo caminhos rumo a superação da xenofobia por meio das atividades extracurriculares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-29T12:08:57Z | - |
dc.date.available | 2016-08-29T12:08:57Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14382 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Preconceitos e antipatias | pt_BR |
dc.subject | Xenofobia | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper studied the importance of extracurricular activities in the dissemination of
local culture, but also to overcome xenophobic actions that may exist within the
school. The study aims to reflect on the extracurricular activities of the State School
Santos Dumont, especially developed with students of the 5th Year So, some
questions were relevant: Understanding how extracurricular activities have
contributed to the spread of local culture;. Consider whether there is evidence of
biased attitudes among teachers and students at school who incite xenophobia; How
students perceive cultural diversity in schools. In this direction, an intervention project
was carried out, one of the concerns interventional promote activities that would lead
students to participate by bringing experienced contexts for them both at school and
outside it. To achieve this goal, the literature review enabled us to reach authors as
Véra Lopes (2005) and Bachelor degree in Social Sciences; Isa Guará (2009)
Educator, PhD in Social Work (PUC / SP) and Post-Graduate in Psychology; Lucia
Pulino (2014) graduated in Psychology, Masters in Logic and Philosophy of Science
and Doctor of Philosophy, UNICAMP; Wanderson Nascimento, graduate, specialist,
Master of Philosophy and Doctor of Bioethics and Polianne Delmondez (2014)
doctoral degree in Psychology and a Masters in Psychology; José Sousa (2014)
degree in Education, Master of Education and Doctor in Sociology from the
University of Brasilia; Alia González graduated in Psychology, Master and PhD in
Human Development Processes and Education by the Psychology Institute of the
University of Brasilia and Eder Castro (2014) graduated in Philosophy, Arts
Education and Pedagogy with Masters and Doctorate in Education Fundamentals of
the Federal University of São Carlos (UFSCar), among others. For a better
understanding of the topic, materials made available on the Internet also served as
the basis of analysis and study. Through this methodology was possible to see that
the school environment though it may be an environment conducive to reflection, the
integral formation of the subject, the practice of diversity and promoting respect,
many still perceive exclusion actions and denial of the other. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|