Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14380
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlexClebersonAndradeNeves_tcc.pdf722,85 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFerreira, Jane Farias Chagas-
dc.contributor.authorNeves, Alex Cleberson Andrade-
dc.identifier.citationNEVES, Alex Cleberson Andrade. Direitos humanos na educação de jovens e adultos: representações sociais e intervenções dialógicas. 2015. 69 f. Monografia (Especialização em em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva evidenciar as Representações Sociais que os Estudantes da Educação de Jovens e Adultos produzem acerca dos Direitos Humanos. Adotando a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, o estudo baseia-se no modelo da pesquisa-ação e utiliza a matriz qualitativa com o intuito de evidenciar o conjunto de costumes, modos de existência e de representação dos fenômenos da realidade social de um grupo de indivíduos. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário com uma questão indutora, por meio da Técnica de Associação Livre de Palavras. A análise dos resultados ocorreu por meio da utilização do software EVOC. Os resultados demonstram que os estudantes representam os Direitos Humanos por meio de três elementos centrais: Educação (36%), Justiça (28%) e Saúde (36%). Conclui-se que as Representações Sociais dos estudantes não são meras manifestações de opiniões/percepções acerca dos Direitos Humanos, mas fornecem subsídios que possibilitam compreender as explicações que o coletivo atribui a determinado fenômeno social. O conteúdo que emerge nestas representações evidencia a dinâmica dos sujeitos no manejo com as questões associadas aos Direitos Humanos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDireitos humanos na educação de jovens e adultos : representações sociais e intervenções dialógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-29T11:43:57Z-
dc.date.available2016-08-29T11:43:57Z-
dc.date.submitted2015-12-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14380-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons