Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14372
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RenatoGuimaraesdeCarvalho_tcc.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Materialidade : como mensurar materialidade para realização de procedimentos analíticos em auditorias de empresas de varejo?
Autor(es): Carvalho, Renato Guimarães de
Orientador(es): Mendes, Paulo César de Melo
Assunto: Demonstrações contábeis
Auditoria
Data de apresentação: 30-Jun-2016
Data de publicação: 26-Ago-2016
Referência: CARVALHO, Renato Guimarães de. Materialidade: como mensurar materialidade para realização de procedimentos analíticos em auditorias de empresas de varejo?. 2016. 49. f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo do trabalho é verificar como mensurar razoavelmente os níveis de materialidade para execução de trabalhos de revisão analítica de auditoria sobre demonstrações contábeis para os principais elementos dos demonstrativos financeiros de empresas do segmento de varejo. O estudo foi realizado com base nos conceitos previstos nas normas brasileiras e internacionais de auditoria, nas demonstrações contábeis publicadas pelas sociedades anônimas de capital aberto do Brasil, e pelos conceitos de métodos estatísticos e de cálculo de materialidade conhecidos. O artigo definiu quais são as principais informações relevantes para os usuários da informação no segmento e justificou sua natureza e utilidade. O referencial teórico do trabalho explorou o conceito e a forma de determinação do coeficiente de correlação de Pearson e sua importância para a avaliação estatística dos dados na formação do planejamento do procedimento analítico de auditoria. A pesquisa agregou os principais dados das dez maiores empresas do segmento de varejo, as quais possuem ações negociadas na BM&F Bovespa, com a finalidade de verificar a correlação estatística entre esses elementos, e posteriormente avaliar, por meio de uma tabela de relevância determinada, se as variações de saldos são materiais ou não para o procedimento analítico proposto pelo auditor. Como resultado, foram identificadas as principais correlações e por intermédio da tabela de relevância de materialidade em função do Coeficiente de Pearson, as conclusões para cada elemento das demonstrações contábeis foram inferidas para o cálculo da materialidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons