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dc.contributor.advisorCaixeta, Juliana Eugênia-
dc.contributor.authorLeite, Luciana Medeiros-
dc.identifier.citationLEITE, Luciana Medeiros. Ensino religioso na educação: as possibilidades de mediação a partir do conceito da diversidade religiosa em uma escola pública do Distrito Federal. 2015. 38 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta como tema a abordagem do Ensino Religioso, Educação, Direitos Humanos e Diversidade Religiosa, tendo em vista questões relacionadas ao ensino religioso nas escolas públicas e o seu crescente debate público no Brasil. O Brasil é uma república laica (BRASIL, 1998). Atualmente, o desenvolvimento de atividades relacionadas à diversidade religiosa, no ambiente educacional, está sendo revisado constitucionalmente. Porém, neste trabalho afirmamos que é possível, nas escolas públicas, tornar o ensino religioso um espaço para desmistificar a intolerância religiosa trazendo novas perspectivas de formação humana nos moldes do respeito à diversidade no sentido amplo e social. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é apresentar uma abordagem pedagógica do conceito diversidade religiosa no ensino religioso a partir da análise de uma experiência em escola pública do Distrito Federal. A metodologia para esta proposta de intervenção se baseia na pesquisa-ação (TRIPP, 2005), prezando-se pela qualificação dos dados (FRANCO, 2005). A proposta de intervenção foi construída, desenvolvida, registrada e analisada em três fases. O projeto de intervenção foi realizado em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal, nas salas de aula, em 4 turmas do primeiro ano do Ensino Médio, totalizando 95 alunos participante, e registrada em um diário de campo pela professora-pesquisadora, para que as aulas e as atividades fossem posteriormente analisadas. Alguns desafios retratados por Junqueira (2012) foram encontrados durante o projeto e foi imprescindível tratar a diversidade religiosa através dos contextos que promovem essa diversidade, desde os aspectos individuais: do pertencimento do indivíduo a sua sociedade, até a sua participação coletiva para a cultura desta sociedade. O conceito Diversidade Religiosa retratou, através das atividades propostas na ação interventiva, temáticas que partem da construção do sujeito em e nas interações sociais. Podemos perceber através deste trabalho que propor um projeto de intervenção que tem por foco a diversidade religiosa foi desafiador, tendo em vista a ideia estigmatizada do ensino religioso no ambiente escolar no contexto social. Entretanto, os resultados aqui apresentados demonstram que é possível resguardar o dispositivo da laicidade do Estado na educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino religioso na educação : as possibilidades de mediação a partir do conceito da diversidade religiosa em uma escola pública do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-25T21:08:29Z-
dc.date.available2016-08-25T21:08:29Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14363-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectEnsino religioso escolarpt_BR
dc.subjectLaicidade (Religião)pt_BR
dc.subjectDiversidade na escolapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectDiversidade religiosapt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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