Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14349
Título: | As contribuições da gestão democrática para dar condições às crianças e adolescentes para o exercício da cidadania |
Autor(es): | Carvalho, Kátia Rodrigues de |
Orientador(es): | Barroso, Maria Veralice |
Assunto: | Gestão escolar democrática Educação Cidadania Direitos humanos |
Data de apresentação: | Nov-2015 |
Data de publicação: | 25-Ago-2016 |
Referência: | CARVALHO, Kátia Rodrigues de. As contribuições da gestão democrática para dar condições às crianças e adolescentes para o exercício da cidadania. 2015. 30 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Por meio deste estudo, buscamos apresentar as contribuições da gestão democrática para dar condições às crianças e adolescentes para o exercício da cidadania. Procuramos identificar no âmbito da escola pública a promoção e construção de ações que promovam a cidadania neste espaço. A motivação para a realização deste trabalho surgiu pela inquietação no que diz respeito ao que se pode e ao que se tem feito, para que seja garantido o direito à participação das crianças e adolescentes no espaço escolar. Esta pesquisa é de natureza qualitativa (STAKE, 2011) e seus objetivos foram: (a) realizar levantamento de práticas educacionais voltadas para o exercício dos Direitos Humanos, da cidadania e do pensamento crítico; (b) identificar práticas em sala de aula voltadas para os temas transversais; e (c) examinar como se dão as relações interpessoais entre estudantes, professores, escola e família, numa perspectiva de participação democrática e garantia dos Direitos Humanos. Este trabalho conta com o relato da realização de oficina pedagógica de Direitos Humanos para conscientizar as crianças sobre seus direitos, em especial, o direito a ter uma boa escola. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília,Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons