Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14346
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DayanniNogueiraCastro_tcc.pdf262,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Processo de compra de equipamentos médico-hospitalares : estudo de caso no Departamento de Logística em Saúde
Autor(es): Castro, Dayanni Nogueira
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Hospitais - mobiliário e equipamento
Compras públicas
Pregão (Licitação pública)
Saúde pública
Data de apresentação: Mar-2016
Data de publicação: 25-Ago-2016
Referência: CASTRO, Dayanni Nogueira. Processo de compra de equipamentos médico-hospitalares: estudo de caso no Departamento de Logística em Saúde. 2016. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública na Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A relevância da atividade de compras tem aumentado nos últimos tempos e observa-se uma crescente busca pela qualidade, rapidez e eficiência nas aquisições. As compras de Equipamentos Médico-Hospitalares (EMH) são necessárias para a prestação de alguns serviços de saúde proporcionados aos usuários do Sistema Único de Saúde. Tendo em vista a importância desses equipamentos para a proteção, promoção e recuperação da saúde desses usuários, o presente artigo tem o objetivo de analisar os prazos dos processos de compra de EMH, realizados em 2015, pelo Departamento de Logística em Saúde (Dlog) do Ministério da Saúde, por meio da modalidade licitatória pregão eletrônico. Visando atingir tal objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, valeu-se da observação participante, de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que os processos de compra de EMH analisados são marcados por estanques burocráticos que atravancam o fluxo de aquisição, provocando um gasto de tempo elevado. Ou seja, os prazos processuais foram muito longos, quando comparados ao estimado. Sendo assim, este trabalho busca contribuir com sugestões de melhorias visando otimizar os prazos de conclusão dos processos de compra de EMH a serem realizados pelo Dlog.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão Pública em Saúde



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons