Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14345
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_SamanthadaRochaSouzaAguiar.pdf264,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise sobre o processo de aprovação das emendas parlamentares no Ministério da Saúde
Autor(es): Aguiar, Samantha da Rocha Souza
Orientador(es): Serrano, André Luiz Marques
Assunto: Emendas parlamentares
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Orçamento público
Saúde pública
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 25-Ago-2016
Referência: AGUIAR, Samantha da Rocha Souza. Uma análise sobre o processo de aprovação das emendas parlamentares no Ministério da Saúde. 2016. 28 f. Monografia (Especialização em Gestão Pública em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O orçamento público é um instrumento que orienta e materializa ações e programações para execução das políticas públicas do governo, ele é o espelho da vida do Estado, porque sem os recursos programados não há como atender a sociedade. É através do orçamento que o administrador público estabelece as metas e prioridades e se compromete a executar o que colocou no papel e a cumprir os preceitos Constitucionais. As emendas Parlamentares são recursos aprovados nas leis orçamentárias que os parlamentares destinam aos seus Estados de origem ou a outros beneficiários legalmente constituídos a fim de contribuir com a manutenção ou estruturação dos serviços públicos de saúde. Os dispêndios com saúde tem sido objeto de preocupação em quase todos os países. A eficiência e a efetividade do gasto são objetivos essenciais para o aperfeiçoamento dos sistemas de financiamento. Observa-se que o gasto público com saúde é muito baixo para o país ter, efetivamente, um sistema de cobertura universal e integral. No caso dos recursos de emendas, ressalta-se que o dever de execução não está vinculado à obrigatoriedade do gasto, mas ao cumprimento do plano de trabalho, qual seja a entrega de bens e serviços à sociedade. O objetivo desta análise é demonstrar o processo de aprovação das propostas no Ministério da Saúde; identificar as principais causas dos impedimentos técnicos e propor medidas à sua superação e mostrar as exigências legais a serem observadas para a aprovação das propostas no Ministério da Saúde. A metodologia utilizada foi a análise documental, estudo de caso no Ministério da Saúde, entrevistas com Coordenadores das áreas técnicas, observação direta participante e revisão da literatura. Como contribuição pretende-se que este trabalho possa servir de consulta para trabalhos futuros relacionados ao tema. Os principais resultados demonstraram a necessidade do aumento da eficiência e da transparência na execução orçamentária deste recurso no Ministério da Saúde.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão Pública em Saúde



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons