Resumo: | A pesquisa analisou como é realizada a gestão e governança da cadeia logística de bens e serviços, especificamente, do serviço de copa (café, açúcar, copos descartáveis, materiais de limpeza, materiais de copa e cozinha, e serviços de copeiragem) do Ministério da Saúde. O objetivo da pesquisa foi: Objetivo Geral - colaborar com a administração no realinhamento da cadeia de suprimentos de bens e serviços logísticos da atividade-meio com as metas econômicas e superávit primário da administração federal, ou seja, manter a eficiência mesmo diante a redução do custeio da máquina pública.
Para atingir o objetivo geral foi necessário estabelecer os seguintes objetivos específicos: 1)demonstrar como é feito o fornecimento de café nas unidades do Núcleo Estadual de Brasília, serviço esse, em que a mão de obra é terceirizada, mas os insumos básicos (café, açúcar) e outros agregados (material de limpeza e materiais de copa e cozinha) são adquiridos pelo MS; 2) Coletar dados e indicadores como: preços de insumos e custo mensal de copeiras; garçons; estivadores, e com o cruzamento destes dados chegar ao real valor de custo de cada copinho de café fornecido; 3) – Analisar a viabilidade de manter ou não a estrutura desse serviço para a administração do Ministério da Saúde.
Para atingir esses objetivos foi realizada uma pesquisa descritiva, qualitativa, com estudo de caso no Almoxarifado do Ministério da Saúde. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, análise documental e observação direta.
Foi possível diagnosticar que não está sendo realizada a correta gestão das atividades da área-meio (no que diz respeito ao fornecimento de café), e principalmente, observou-se que esta atividade não esta alinhada com os parâmetros condizentes com as leis e regulamentos, tais quais: sustentabilidade, economicidade, eficiência, eficácia, com a efetividade e equidade, e com as metas de superávit econômico para os próximos anos. Essa pesquisa contribui para os gestores da área tomar decisões acerca do serviço abordado e, para a academia, contribui ao evidenciar como é realizado o gerenciamento logístico de uma atividade terceirizada e como as decisões podem afetar a eficiência do serviço público. |