Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14327
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PetterRicardodeOliveira.pdf648,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos serviços de atenção cardiovascular de alta complexidade no Sistema Único de Saúde sob a ótica da relação público-privada
Autor(es): Oliveira, Petter Ricardo de
Orientador(es): Guerra, Mariana
Assunto: Parceria público-privada
Política Nacional de Atenção Cardiovascular de Alta Complexidade (PNACAC)
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Financiamento em saúde
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 24-Ago-2016
Referência: OLIVEIRA, Petter Ricardo de. Análise dos serviços de atenção cardiovascular de alta complexidade no Sistema Único de Saúde sob a ótica da relação público-privada. 2016. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública na saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar os resultados da Política Nacional de Atenção Cardiovascular de Alta Complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2008 e 2014 a partir da relação público-privada. Constitucionalmente, a participação privada no SUS foi colocada em um status de complementaridade ao público, no entanto, estudos têm mostrado que a maior parte da assistência é prestada pelo setor privado. As consequências desta relação ainda são pouco estudas em âmbito nacional. Este é um estudo quantitativo, exploratório e descritivo, baseado em dados secundários de Sistemas de Informação do SUS quanto à estrutura hospitalar de média e alta complexidade cardiovascular e a produção física e financeira desses estabelecimentos. Os resultados indicam que a região Sudeste é a que concentra a maior parte dos estabelecimentos, serviços, produção física e volume de recursos da alta complexidade cardiovascular nacional. Além disso, o SUS demonstra ser o principal financiador desta área de serviços no país, mas a maioria dos prestadores é do setor privado. Observou-se também que entre 2008 e 2014 o setor privado cresceu cinco vezes mais que o setor público e que aquele recebe mais recursos para a produção executada. Conclui-se que este quadro é indicativo de uma preferência pelo fomento do setor privado na exploração da alta complexidade cardiovascular no Brasil. Sugestões para a gestão são apresentadas ao final do artigo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública na Saúde, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão Pública em Saúde



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons