Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14316
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_KellySantosLeones_tcc.pdf452,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Concorrência no transporte marítimo de cargas conteinerizadas do e para o Brasil
Autor(es): Leones, Kelly Santos
Orientador(es): Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto: Transporte de carga
Transporte marítimo
Empresas novas
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 24-Ago-2016
Referência: LEONES, Kelly Santos. Concorrência no transporte marítimo de cargas conteinerizadas do e para o Brasil. 2016. 39 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O mercado de transporte marítimo de cargas conteinerizadas apresenta tendência de formação de oligopólio entre os seus principais armadores e, para tanto, foi observada necessidade de investigar quão preservada está a concorrência no setor. No Brasil, este mercado apresenta deficiências estruturais que, associadas às particularidades inerentes ao setor, dificultam a inserção de novas empresas no mercado de forma que estas se tornem competitivas. A análise concorrencial considera, em âmbito nacional, o histórico de defesa da concorrência, o histórico legislativo das relações portuárias e o histórico econômico do país. Em âmbito geral, são considerados o histórico das empresas armadoras, suas estratégias e formas de atuação e as variações na economia e no setor. A abrangência da pesquisa é referente ao setor no Brasil e ao setor no mercado internacional. As informações obtidas foram analisados por meio de bancos de dados governamentais, revisões bibliográficas, notícias e sites especializados de transporte marítimo nacional e internacional. Em análise comparativa das participações de mercado e o seu crescimento entre as empresas armadoras, os resultados são analisados considerando os fatores endógenos e exógenos que possam ter influenciado nos resultados. A partir desta análise, os resultados obtidos expõem uma forte atuação das armadoras no Brasil, no entanto, não são suficientes para configurar a formação de monopólio ou oligopólio. Há destaque para crescimento mais que proporcional da participação de mercado da empresa MSC na série histórica, o que pode sinalizar uma possível falha de mercado em um cenário futuro, caso a tendência perpetue.
Abstract: The shipping Market of container cargo has a tendency to form an oligopoly among its main owners and, therefore, there was a necessity to investigate how preserved is the competition in the industry. In Brazil, the market has structural weaknesses that are associated with the specific characteristics of the sector which results in a difficulty of new companies to integrate into the market and for them to become competitive. The competitive analysis considers at the national level, the history of antitrust, the legislative history of port relations and economic history of the country. In a general context, it is considered the history of shipping companies, their strategies and ways of working, changes in the economy and in the industry. The scope of the research is related to the sector in Brazil and the sector in the international market. The information obtained was analyzed through government databases, literature reviews, news and specialized sites of national and international shipping. Therefore, in a comparative analysis of market share and its growth among the shipping companies, the results are analyzed considering the endogenous and exogenous factors that may have influenced the results. From this analysis, the results expose a strong performance of the ship owners in Brazil. However, these are not enough to set up the formation of monopoly or oligopoly. There is emphasis on a more than proportional growth of the market share on MSC company in the period, which may signal a possible market failure in a future scenario if the trend continues.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons