Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14312
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ViniciusLucioFerreira.pdf265,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Monitoramento do Complexo Industrial da Saúde : atualização do debate
Autor(es): Ferreira, Vinícius Lucio
Orientador(es): Santos Júnior, Carlos Denner dos
Assunto: Política industrial
Complexo Industrial da Saúde (CIS)
Políticas públicas
Economia da saúde
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 24-Ago-2016
Referência: FERREIRA, Vinícius Lucio. Monitoramento do Complexo Industrial da Saúde: atualização do debate. 2016. 18 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública na saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A criação do conceito de Complexo Industrial da Saúde tem como principal justificativa a dependência externa do setor em relação à importação de insumos de saúde. A vulnerabilidade externa foi comprovada por Gadelha (2006), por meio da análise dos dados da balança comercial do Complexo entre os anos de 1997 a 2004. Neste contexto, este trabalho teve por objetivo atualizar os dados apresentados por Gadelha (2006), ampliando o escopo temporal até o ano de 2015. Assim, foi possível verificar a validade da justificativa apesentada por Gadelha, bem como analisar os efeitos em longo prazo das políticas que vem sendo levadas a cabo pelo Governo Federal como incentivo ao Complexo. O levantamento dos dados foi realizado por meio de plataforma digital de comércio exterior, o AliceWeb (MDIC), após utilização da tabela CNAE para seleção da cesta de produtos a serem analisados. Após análise dos resultados obtidos, verificou-se um aumento quase contínuo, entre 1997 e 2013, das importações de produtos relacionados ao Complexo da Saúde. A partir de 2014, tem início um processo de diminuição no saldo de importações e uma melhora no saldo comercial, o que pode indicar o início dos efeitos positivos dos incentivos governamentais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Curso de Especialização em Gestão Pública na Saúde, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão Pública em Saúde



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons