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dc.contributor.advisorCosta, Abimael de Jesus Barros-
dc.contributor.authorMonici, Maria Gabriela-
dc.identifier.citationMONICI, Maria Gabriela. A importância do comitê de auditoria para organizações sociais: o caso de uma organização social federal. 2016. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEm 1998, foi criada a Lei das Organizações Sociais e desde 2002 o governo federal brasileiro constitui parcerias com essas instituições através de Contratos de Gestão. Este estudo tem como objetivo analisar a opinião dos diretores e membros do Conselho de Administração sobre a importância da criação de um Comitê de Auditoria para uma entidade do terceiro setor e foi baseado no trabalho de Furuta e Santos (2010). A coleta de dados foi feita através de aplicação de questionários por correio eletrônico. A Organização Social analisada optou por não constituir o comitê. Quando questionados sobre o grau de necessidade da constituição do Comitê de Auditoria, 67% dos colaboradores da pesquisa avaliaram como dispensável, caso o Conselho Fiscal fosse capaz de exercer suas funções. Já como aspectos positivos da criação do Comitê, os executivos apontaram: trazer credibilidade ao controle e à qualidade das demonstrações contábeis e alcançar maiores níveis de governança corporativa. O sistema atual que pondera os resultados das Organizações Sociais do governo federal não se baseia na avaliação da gestão e foca em examinar se as metas governamentais estabelecidas no contrato de gestão foram de fato cumpridas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA importância do comitê de auditoria para organizações sociais : o caso de uma organização social federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-24T16:38:23Z-
dc.date.available2016-08-24T16:38:23Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14306-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectComitê de auditoriapt_BR
dc.subjectOrganização socialpt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.description.abstract1In 1998, the Law of Social Organizations was created and since 2002 the Brazilian federal government is partnering with these institutions through management contracts. The study aims to analyze the opinion of the directors and members of the Board of Directors on the importance of establishing an Audit Committee for a nonprofit entity and was based on the work of Furuta and Santos (2010). Data collection was made through application by e-mail questionnaires. The organization analyzed chose not constitute the committee. When asked about the degree of need for the establishment of the Audit Committee, 67% of research colleagues assessed as dispensable, if the Supervisory Board were able to perform their duties. Already as positive aspects of the committee's creation, executives pointed out: bring credibility to the control and quality of the financial statements and achieve higher levels of corporate governance. The current system which considers the results of Social Organizations of the federal government is not based on assessment of management and focuses on examining whether the targets were met indeed.pt_BR
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