Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/143
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_DanielGalvao_BernardoHorta.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Noa : embarcação de transporte para integração com o transporte público
Autor(es): Horta, Bernardo Salgado
Galvão, Daniel Mendes
Orientador(es): Aviani, Francisco Leite
Assunto: Embarcação
Brasília (DF) - transporte público
Lago Paranoá
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 30-Jan-2009
Referência: HORTA, Bernardo Salgado; GALVÃO, Daniel Mendes. Noa: embarcação de transporte para integração com o transporte público. 2008. 72 f. Monografia (Bacharelado em Desenho Industrial)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O potencial para o transporte de passageiros por meios aquaviários no Brasil é imenso e pouco explorado, em Brasília a mesa situação se repete. Essa alternativa poderia ser utilizada para encurtar distâncias a custos baixos. O transporte público ineficiente na região do DF e entorno e o alto poder aquisitivo da cidade fez muitos recorrerem a carros que convergem em grande parte para o Plano Piloto, com isso, os acessos da cidade estão se tornando pontos de congestionamentos. Na região norte do plano piloto, a única ponte que cruza o lago se tornou um desses pontos. A embarcação de transporte de passageiros proposta seria integrada ao sistema de transporte público nessa região e serviria como uma alternativa interessante mesmo para quem possui veículo próprio. A integração mantém o apelo financeiro e agiliza a baldeação. Afinal, para valer a pena esse sistema deve ter um tempo de viagem menor do que o trajeto atual que desvia do Lago Paranoá.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.143
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Projeto do Produto



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.