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dc.contributor.advisorGonzales Taco, Pastor Willy-
dc.contributor.authorLima, Alexandre Rodrigues de-
dc.identifier.citationLIMA, Alexandre Rodrigues de. Indicadores de desempenho para a qualidade do transporte público rodoviário de Brasília utilizando a técnica do Balanced Scorecard. 2014. 63 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, 2014.pt_BR
dc.description.abstractDiante do aumento observado na quantidade de veículos motorizados individuais e sua utilização em detrimento do serviço de transporte público, impactando o meio ambiente e a qualidade de vida da população urbana, torna-se essencial encontrar meios que revertam essa tendência. A utilização de uma técnica de gestão estratégica como o Balanced Scorecard facilita a avaliação dos gestores quanto ao equilíbrio na utilização dos recursos da organização para o atingimento de seus objetivos. O planejamento de transporte urbano pautado na gestão estratégica tem uma melhor orientação quanto a forma de dispor os recursos disponíveis para se obter os melhores resultados possíveis, pois existe demandas latentes da sociedade por serviços públicos de qualidade. Então, é necessário medir o desempenho do transporte público e encontrar formas e mecanismos para sua otimização, buscando a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados aos usuários. Neste contexto, indicadores que permitam medir adequadamente o desempenho do transporte público, dentro dos critérios de excelência, asseguram a melhoria da sua eficiência e a racionalidade na utilização de seus recursos, tornando-o mais competitivo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIndicadores de desempenho para a qualidade do transporte público rodoviário de Brasília utilizando a técnica do Balanced Scorecardpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-24T12:05:20Z-
dc.date.available2016-08-24T12:05:20Z-
dc.date.submitted2014-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14293-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectBrasília (DF) - transporte públicopt_BR
dc.subjectBalanced Scorecard (BSC)pt_BR
dc.description.abstract1Given the observed increase in the number of individual motor vehicles and their use to the detriment of public transport service, impacting the environment and the quality of life of the urban population, it is essential to find ways to reverse this trend. The use of strategic management technique as the Balanced Scorecard facilitates the evaluation of managers on the balance in the use of organizational resources for the achievement of its objectives The urban transport planning as the strategic management has a better guidance on how to have the resources to obtain the best possible results, as there is latent society's demands for quality public services. Then, measure the performance of public transport and to find ways and mechanisms for its optimization, seeking continuous improvement of quality of services provided to users. In this context, indicators to properly measure the performance of public transport within the criteria of excellence, ensure improved efficiency and rationality in the use of its resources, making it more competitive.pt_BR
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