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Título: Fadiga de cabos condutores de alumínio liga (CAL-900) para diferentes níveis de H/w
Autor(es): Alves, Juliano França de Paula
Souza, Ícaro José Ladeira Napoleão de
Orientador(es): Araújo, José Alexander
Assunto: Cabos condutores
Metais - fadiga
Resistência de materiais
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 23-Ago-2016
Referência: ALVES, Juliano França de Paula; SOUZA, Ícaro José Ladeira Napoleão de. Fadiga de cabos condutores de alumínio liga (CAL-900) para diferentes níveis de H/w. 2016. xv, 84 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo tem caráter experimental e compreende uma avaliação da influência da carga de esticamento sobre a vida útil de condutores aéreos do tipo alumínio liga CAL 900, com foco no critério de projeto H/w, onde H é carga de tração horizontal e w é o peso por unidade de comprimento do condutor. Foi realizado um levantamento de duas curvas S-N do condutor para os valores de H/w de 1820 e 2144m, totalizando 18 ensaios de fadiga, 9 para cada curva. A fórmula de Poffenberger-Swart, uma expressão numérico-empírica que correlaciona o nível de tensão nominal na região de falha à amplitude de vibração do cabo, é utilizada para o cálculo das tensões nominais atuantes no condutor. Adicionalmente, são obtidos dados de extensometria para comparação com as tensões calculadas. Na primeira etapa do projeto, foi realizada a revisão teórica, uma descrição detalhada dos procedimentos de ensaio e da bancada experimental e foi definida a metodologia dos ensaios. Na segunda etapa são apresentados e avaliados os resultados obtidos experimentalmente com o cabo CAL 900. Os resultados da extensometria validam a confiabilidade do modelo de Poffenberger-Swart para o cálculo das amplitudes de deslocamento, apresentando erro máximo de 10%. O levantamento das curvas S-N demonstrou que a vida média varia de forma similar com a alteração da amplitude de deslocamento para ambos os valores de H/w. Além disso, o aumento da carga de esticamento acarretou redução de no máximo 12% na vida do condutor para os maiores níveis de tensão alternada aplicados. A comparação das curvas S-N com a Curva Limite de Segurança da CIGRE (CSBL) demonstram uma resistência a fadiga do CAL 900 consideravelmente baixa, o que leva a uma investigação preliminar sobre as possíveis causas deste comportamento. Uma comparação com resultados coletados da literatura para os cabos Ibis e Tern demonstra uma possível influência da folga cabo-grampo de suspensão na vida do condutor. Adicionalmente, observa-se que para um mesmo H/w, as curvas S-N desses condutores diferem consideravelmente, contrariando a teoria do parâmetro. Por fim, uma investigação comparativa de ensaios realizados anteriormente para o CAL 900 no LabCabos/UnB apresentou uma discrepância considerável na durabilidade, o que pode indicar a má qualidade da amostra deste estudo.
Abstract: This study is experimental and includes an analysis of the influence the initial tensile load on the life of aluminum alloy overhead conductors (CAL 900), with focus on the H/w design parameter, where H is the horizontal tensile load and w is the weight per length unit of the conductor. An assessment of the conductor S-N curves for different values of H/w is performed, totalizing 18 fatigue tests, 9 for each of the S-N curves. The Poffenberger-Swart formula, which is an analytical-experimental expression that correlates the nominal tension on the conductor failure region to the vibration displacement, is used to calculate the tensions acting on the cable. Additionally, extensometry data for the contact area cable/suspension clamp is obtained to validate the calculated tensions. The first stage of the project presents a theoretical review, a detailed description of the experimental procedure and the test facilities and it was defined the testing methodology. The results of the extensometry validate the reliability of Poffenberger-Swart model for calculating the displacement amplitudes, with a maximum error of 10%. The S-N curves obtained showed that the average life varies similarly with the change of displacement amplitude for both H/w values. Moreover, the increased tensile load caused a reduction of up to 12% in the conductor’s life for the greatest levels of stress amplitude applied. The comparison of S-N curves with the CIGRE Safety Border Line (CSBL) shows a fatigue resistance considerably low for the CAL 900, which leads to a preliminary investigation into the possible causes of this behavior. A comparison with results collected from the literature for the Ibis and Tern cables presented a possible influence of the suspension clamp in the life of the conductor. Additionally, it is observed that for the same H/w, the S-N curves of these conductors differ considerably, contrary to the parameter theory. Finally, a comparative research carried out previously for the CAL 900 in the LabCabos/UNB facilities showed a significant discrepancy in durability, which may indicate the poor quality of our sample.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2016.
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