Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14279
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HugoLeonardoBatistadeMesquita_tcc.pdf648,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de auditoria aplicado ao imobilizado face aos padrões internacionais
Autor(es): Mesquita, Hugo Leonardo Batista de
Orientador(es): Ferreira, Lucas Oliveira Gomes
Assunto: Auditoria
Governo do Distrito Federal (GDF)
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 23-Ago-2016
Referência: MESQUITA, Hugo Leonardo Batista de. O processo de auditoria aplicado ao imobilizado face aos padrões internacionais. 2016. 49 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com o advento do processo de convergência aos padrões internacionais contábeis e de normas de auditoria, os aspectos patrimoniais foram abordados por ambos os tipos de normas, tanto as International Public Sector Accounting Standards (IPSAS), quanto as International Standards of Supreme Audit Institutions (ISSAI), estas aplicadas especificamente ao processo de auditoria. A auditoria envolve um conjunto de procedimentos para obtenção e avaliação de evidências sobre as afirmações da administração, para verificar sua compatibilidade entre o que está evidenciado por ela e os critérios estabelecidos pelas normas com a finalidade de emitir uma opinião a respeito dessa compatibilidade. Assim, o presente trabalho tem por objetivo avaliar se o Governo do Distrito Federal (GDF) está atendendo aos normativos contábeis do setor público, de auditoria e demais legislações aplicáveis no que diz respeito ao seu ativo imobilizado, utilizando as categorias de afirmação da administração como ferramenta para essa análise qualitativa. Os dados sobre o ativo imobilizado do GDF foram obtidos junto ao Sistema de Gerenciamento de Patrimônio (SISGEPAT), da Subsecretaria de Contabilidade (SUCON) e de informações solicitadas junto ao portal da transparência. De acordo com os resultados obtidos através dos dados coletados, constatou-se que o GDF apresenta dificuldades quanto ao processo de convergência às normas internacionais e demais processos de reconhecimento, mensuração e evidenciação de seu ativo imobilizado, principalmente no que se refere à avaliação e mensuração da depreciação, exaustão e impairment de ativos, reconhecimento de ativos de bens de uso comum do povo e evidenciação desses itens no ativo imobilizado do balanço patrimonial do GDF.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons