Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14266
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FernandaCristinaMartinsBarbosa.pdf852,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas agrícolas e os gargalos do agronegócio brasileiro : o caso da Política de Garantia de Preços Mínimos – PGPM
Autor(es): Barbosa, Fernanda Cristina Martins
Orientador(es): Gomes, Luciana de Oliveira Miranda
Assunto: Agronegócios
Política de preços
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 22-Ago-2016
Referência: BARBOSA, Fernanda Cristina Martins. Políticas agrícolas e os gargalos do agronegócio brasileiro: o caso da Política de Garantia de Preços Mínimos – PGPM. 2016. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O agronegócio abrange uma extensa rede de agentes econômicos que vai desde a produção de insumos, transformação industrial até armazenagem e distribuição de produtos agrícolas e derivados sendo esta extensa cadeia um importante pilar da economia brasileira, implicando direta e consequentemente na sociedade. Porém, existem diversos gargalos que implicam o desenvolvimento exímio do setor. A fim de solucionar esses problemas e intervir na economia, o governo realiza intervenções através das políticas agrícolas, praticadas por meio de planos e programas direcionados a agropecuária. A exemplo dessas intervenções, a Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) se destaca por ser uma das principais do agronegócio e por ter passado por diversas mudanças legislativas de acordo com as demandas do setor ou do momento político e econômico do país. Nesse sentido, levando em conta o contexto histórico da PGPM, bem como seu funcionamento no cenário agrícola brasileiro, o presente trabalho busca avaliar a eficácia da PGPM como instrumento econômico e social enquanto política pública em prol do agronegócio.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons