Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14258
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_EduardoDantasdosSantos_tcc.pdf573,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os efeitos do coming out do indivíduo gay em organizações contemporâneas
Autor(es): Santos, Eduardo Dantas dos
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Diversidade no local de trabalho
Homossexualidade
Ambiente de trabalho
Orientação sexual
Data de apresentação: 21-Jun-2016
Data de publicação: 22-Ago-2016
Referência: SANTOS, Eduardo Dantas dos. Os efeitos do coming out do indivíduo gay em organizações contemporâneas. 2016. 80 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar o coming out – processo de revelação da orientação sexual – do indivíduo gay, levando em consideração sua trajetória profissional e pessoal e as implicações de dividir a informação sobre a sua orientação sexual. Foram abordados os efeitos desse processo com o foco no âmbito organizacional. Para tanto, como norte metodológico, realizaram-se entrevistas com trabalhadores homossexuais, do sexo masculino, que atuam em organizações situadas no Distrito Federal, sendo destas de três partícipes vinculados à empresa pública e quatro de empresa privada. O roteiro de entrevista levou em consideração a vida social dos entrevistados, porém, com o foco nos efeitos do coming out, e as experiências no ambiente de trabalho de cada um. Conclui-se que mesmo sendo um processo complicado, tendo em vista o preconceito contra os indivíduos homossexuais na sociedade em geral, a revelação da orientação sexual no ambiente de trabalho possui muitos efeitos positivos, e o coming out está diretamente relacionado ao aumento da qualidade de vida profissional dos entrevistados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons