Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14247
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarianaRodriguesdeFaria.pdf806,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fluxos de caixa : análise das pesquisas científicas internacionais entre 2005 e 2015
Autor(es): Faria, Mariana Rodrigues de
Orientador(es): Rodrigues, Fernanda Fernandes
Assunto: Demonstração dos fluxos de caixa
Pesquisa contábil
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 19-Ago-2016
Referência: FARIA, Mariana Rodrigues de. Fluxos de caixa: análise das pesquisas científicas internacionais entre 2005 e 2015. 2016. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A Demonstração do Fluxo de Caixa é um instrumento essencial para detectar possíveis problemas na empresa. Sendo assim, o presente trabalho teve o objetivo analisar as pesquisas científicas internacionais sobre Fluxos de Caixa, entre 2005 e 2015. Foi usado como base o estudo de Matherly e Shortridge (2009), que utilizaram um modelo para estimar a qualidade dos journals internacionais relacionados à Contabilidade. As autoras aprimoraram o modelo proposto anteriormente por Bean e Bernardi (2005), e assim determinaram os trinta journals mais relevantes para a Área Contábil. Os artigos publicados nesses journals que envolviam Fluxos de Caixa foram selecionados para compor a amostra, totalizando 80 artigos. Após a leitura do resumo, ou em alguns casos uma leitura mais detalhada, os artigos foram divididos em três macrotemas e nove microtemas. Foi observado que: (1) 2009 é o ano em que acontecem mais publicações sobre o tema; (2) o Contemporary Accouting Research é o journal mais relevante; (3) os autores mais relevantes são Daniel W. Collins, Linda A. Myers e Michael S. Drake; (4) o macrotema ―Estrutura‖ representa 40% dos artigos, seguido por ―Utilidade‖ com 35% e, por último, ―Relação dos Fluxos de Caixa com Outras Medidas de Desempenho‖, 25% dos artigos; e (5) a maioria dos artigos utiliza uma abordagem metodológica quantitativa (quase 90%).
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons