Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14241
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RebecaSoaresdeSouzaAraujo.pdf691,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensaios de liberação do interferon-gama e os benefícios da terapia preventiva com isoniazida entre pessoas HIV positivo : revisão integrativa
Autor(es): Araujo, Rebeca Soares de Souza
Orientador(es): Ipolito, Michelle Zampieri
Coorientador(es): Souza, Josiane Maria Oliveira de
Assunto: Tuberculose
HIV (Vírus)
AIDS (Doença)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 19-Ago-2016
Referência: ARAUJO, Rebeca Soares de Souza. Ensaios de liberação do interferon-gama e os benefícios da terapia preventiva com isoniazida entre pessoas HIV positivo: revisão integrativa. 2016. [32] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Objetivo: Buscar evidências sobre o uso da terapia preventiva com isoniazida na redução do risco da tuberculose ativa entre as pessoas vivendo com HIV/AIDS, diante do resultado dos ensaios de liberação do interferon-gama. Método: Revisão integrativa da literatura, cuja pergunta norteadora foi: O uso da terapia preventiva com isoniazida, a partir do resultado dos ensaios de liberação do interferon-gama, reduz o risco de tuberculose ativa entre as pessoas vivendo com HIV/AIDS? Resultados: A amostra inicial desta pesquisa resultou em 766 artigos. Após a aplicação dos filtros (artigos publicados entre 2010 e 2015; texto completo disponível online; teste em humanos), em 253. Destes, 156 foram excluídos por título e 94 por resumo, tendo como amostra final 3 artigos. Discussão: Pacientes com baixa contagem de CD4 podem indicar resultado falso negativo. Em relação ao uso da terapia preventiva com isoniazida, 2 dos artigos selecionados não correlacionaram a terapia com reversão o conversão para tuberculose ativa, abrindo novas oportunidades de pesquisas mais específicas. Conclusão: Foi possível elucidar uma validação do uso dos ensaios de liberação do interferon-gama como teste diagnóstico para infecção latente da tuberculose. São necessárias novas pesquisas para compreender esta validação com a utilização deste ensaio, bem como com a quimioprofilaxia.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2016.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons