Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14219
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VitorWesleySantanaBonfim.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização do sensoriamento remoto para controle ambiental de área de preservação permanente no assentamento São José no Estado de Mato Grosso
Autor(es): Bonfim, Vitor Wesley Santana
Orientador(es): Ribeiro, Rômulo José da Costa
Assunto: Área de proteção ambiental
Sensoriamento remoto
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 19-Ago-2016
Referência: BONFIM, Vitor Wesley Santana. Utilização do sensoriamento remoto para controle ambiental de área de preservação permanente no assentamento São José no Estado de Mato Grosso. 2016. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: Com os recursos naturais se tornando escassos no mundo atual, o monitoramento ambiental se faz um instrumento de grande importância para a manutenção e preservação dos bens ambientais, a utilização de ferramentas de sensoriamento remoto para o monitoramento e controle ambiental se tornaram indispensáveis quando se tem por objetivo atingir um bom nível de precisão e custo relativamente baixo a depender dos instrumentos utilizados. Este trabalho buscou avaliar o nível de desmatamento das áreas de preservação permanente do assentamento São Jose entre os anos de 2008 e 2015, o assentamento está localizado ao norte do Estado de Mato grosso na área do bioma Amazônico, o estudo foi realizado com imagens de satélite Landsat 5 e Landsat 8 e aplicado o método de classificação supervisionada pela Máxima Verossimilhança. Os resultados encontrados mostram que entre as áreas de preservação permanentes do assentamento nos períodos de 2008 e 2015 foi desmatado ilegalmente 3,2% da área de preservação permanente do assentamento, totalizando 15,4 hectares de área de vegetação nativa a serem recompostos nos termos da lei 12.651 de 25 de maio de 2012.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Graduação em Gestão do Agronegócio, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons