Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14217
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GiseleLimadaSilva_tcc.pdf460,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fontes dietéticas de fitoesteróis e seu efeito na saúde humana
Autor(es): Silva, Gisele Lima da
Orientador(es): Ito, Marina Kiyomi
Assunto: Fitoesteróis
Alimentos - teor de colesterol
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 18-Ago-2016
Referência: SILVA, Gisele Lima da. Fontes dietéticas de fitoesteróis e seu efeito na saúde humana. 2016. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Os fitoesteróis são moléculas encontradas nos vegetais e estruturalmente parecidas com o colesterol. Eles possuem ações benéficas no organismo humano, como redução do colesterol no plasma, por diminuir a sua absorção pelo mecanismo de competição pelos sítios de absorção no intestino. Além do efeito hipocolesterolêmico, apresenta também ação anti-cancerígena e anti-inflamatória. Estudos atuais buscam explicar os possíveis prejuízos do consumo excessivo de fitoesteróis por meio da ingestão de alimentos enriquecidos que elevam a concentração dos esteróis vegetais no plasma sanguíneo. Estudos recentes destacam também os produtos de oxidação que são produzidos principalmente durante o processamento de alimentos e os possíveis danos quanto a sua atividade no metabolismo. Esta revisão buscou reunir as informações mais recentes sobre o assunto para contribuir nas escolhas dos indivíduos sobre quais alimentos consumir e possibilitar que outros autores venham a perceber lacunas no conhecimento e possam iniciar novas pesquisas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2016.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons