Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Farias, Edson Silva de | - |
dc.contributor.author | Pimentel, Artur Guimarães Dias | - |
dc.identifier.citation | PIMENTEL, Artur Guimarães Dias. A homologia entre literatura e cinema na construção da individualidade artística de Nelson Pereira dos Santos. 2015. 107 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A problemática central desse trabalho concentra-se em mapear como se dá a rede de funcionamento que contribuiu para a construção da identidade artística do cineasta Nelson Pereira dos Santos, no que tange o campo da literatura até o campo do cinema, realizando uma sociobriografia deste cineasta. A pesquisa cotejará no processo de construção da homologia Literatura – Cinema em Nelson Pereira, ao perpassar pela subjetivação artística do mesmo, a possibilidade do não fosso entre sujeito e objeto. Haja vista as décadas de 1950 e 1960 como período de forte imersão desse diretor numa realidade social/político/geográfica que seria, a contento de sua trajetória social, um forte ponto de inflexão para a sua arte. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Santos, Nelson Pereira dos, 1928- | en |
dc.subject.keyword | Cultura popular | en |
dc.title | A homologia entre literatura e cinema na construção da individualidade artística de Nelson Pereira dos Santos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-18T19:54:57Z | - |
dc.date.available | 2016-08-18T19:54:57Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14211 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The central issue of this work focuses on mapping the operating system that contributed to the construction of the artistic identity of the filmmaker Nelson Pereira dos Santos, regarding from the field of literature to the field of cinema. The possibility of no gap between subject and object or between artist and work, here, by the Literature's and Cinema's homology in Nelson Pereira dos Santos, being responsible for the craft of his artistic subjectivity. Since the 1950`s and the 1960`s represent periods of large immersion of this director in a social, political and geographical reality, linked to his social trajectory, this would be a crucial point to the expression of his art. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
|