Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14210
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FernandaRodriguesdaCostaSilva.pdf427,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Forças e fraquezas do curso de Gestão Ambiental da Universidade de Brasília (UnB)
Outros títulos: Strengths and weaknesses of the environmental management course from Brasilia University (UnB)
Autor(es): Silva, Fernanda Rodrigues da Costa
Orientador(es): Almeida, Alexandre Nascimento de
Assunto: Gestão ambiental
Universidade de Brasília (UnB) - Gestão Ambiental
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 18-Ago-2016
Referência: SILVA, Fernanda Rodrigues da Costa. Forças e fraquezas do curso de Gestão Ambiental da Universidade de Brasília (UnB). 2016. 15 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com a aplicação dos recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) a UnB ampliou e democratizou o seu número de vagas, priorizando a criação de cursos noturnos em regiões periféricas de Brasília. Nesse contexto criou-se o curso de Gestão Ambiental na faculdade da UnB em Planaltina (FUP) em 2008. Em sua primeira avaliação pelo Ministério da Educação (MEC) o curso de GAM da FUP alcançou nota 4, aproximando da nota máxima que é 5; porém, resultados de Neres (2015) constataram uma alta taxa de evasão e baixa empregabilidade do curso, levantando dúvidas sobre a sua qualidade. Assim, o objetivo do estudo é avaliar a qualidade do curso de GAM da FUP, identificando os seus pontos fortes e fracos. Para tanto, analisou-se 43 questionários respondidos por egressos do curso por meio da análise de cluster. Os pontos fortes estiveram relacionados com a alta qualidade dos professores, servidores e infraestrutura geral da UnB. Os pontos fracos referem-se a dificuldades inerentes ao curso ser novo e ainda não reconhecido por um conselho de classe. Questões referentes a grade curricular do curso, a qualidade dos laboratórios e da biblioteca, a inclusão dos alunos em projetos de iniciação cientifica, extensão e em estágios na área de formação se encontraram com uma qualidade intermediária.
Abstract: With the application of the resources of the Support Programme for the Restructuring and Expansion of Federal Universities (REUNI) the Brasilia University (UnB) has broadened and democratized the number of vacancies, prioritizing the creation of night courses in peripheral regions of Brasilia. In this context it was created the Environmental Management course on the campus of UnB in Planaltina (FUP) in 2008. In its first assessment by the Ministry of Education (MEC) the course of the GAM from FUP reached note 4, approaching the maximum score 5; however, results of the Neres (2015) found a high rate of dropout and low employability of the course, raising doubts about its quality. The objective of the study is to evaluate the quality of the course of the GAM from FUP, identifying their strengths and weaknesses. Therefore, it was analyzed 43 questionnaires filled by graduates of the course through cluster analysis. The strengths were related to the high quality of teachers, servers and general infrastructure of UnB. The weaknesses refer to difficulties inherent to the course being new and not yet recognized by a class council. Questions regarding the curriculum of the course, the quality of laboratories and library, the inclusion of students in scientific initiation projects, extension and professional stages in the training area met with an intermediate quality.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons