Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14208
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_KarolynedosSantosLopes.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da eficiência agronômica de inoculante para pré-inoculação de sementes de soja com tratamento químico até 20 dias antes do plantio
Autor(es): Lopes, Karolyne dos Santos
Orientador(es): Duarte, Donária Coelho
Coorientador(es): Reis Junior, Fábio Bueno dos
Assunto: Nitrogênio na agricultura
Nitrogênio - fixação
Soja - sementes
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 18-Ago-2016
Referência: LOPES, Karolyne dos Santos. Avaliação da eficiência agronômica de inoculante para pré-inoculação de sementes de soja com tratamento químico até 20 dias antes do plantio. 2016. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: A soja [Glycine max (L). Merrill] é uma das espécies mais cultivadas no mundo, principalmente por ser fonte de óleo e de proteína. O Brasil é o segundo maior produtor mundial dessa leguminosa. Diante da importância que a soja possui na economia brasileira, a Embrapa e outras instituições de pesquisa desenvolveram uma tecnologia que promove a produção vegetal minimizando o impacto no meio ambiente por meio do uso de inoculante com o objetivo de substituir o uso de adubos nitrogenados nas lavouras. O processo de inoculação consiste no uso de bactérias fixadoras de nitrogênio adicionadas às sementes das plantas antes da semeadura. O presente estudo teve como objetivo testar o uso de inoculante para a pré-inoculação da soja com até vinte dias antes do plantio, o que pode facilitar a operação de cultivo. O estudo foi elaborado por meio de pesquisa quantitativa com a utilização de procedimentos técnicos como forma de pesquisa experimental. A concentração de células de Bradyrhizobium nas sementes antes do plantio foi avaliada, assim como, parâmetros de nodulação e o rendimento da soja em experimentos de casa-de-vegetação e campo. A pré-inoculação combinada com o tratamento com produtos químicos fez com que o número de células fosse reduzido e ficasse inferior aquele considerado adequado no momento do plantio, o que afetou negativamente os parâmetros da nodulação. Como o rendimento de grãos não se mostrou estatisticamente superior ao controle sem inoculação, de acordo com as instruções do MAPA, não foi possível uma conclusão sobre a eficácia agronômica dos produtos testados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons