Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14204
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JuanFernandoSaenz.pdf401,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Simbolismo, transformação, sentido e objetividade : uma análise do pensamento de Claude Lévi-Strauss
Autor(es): Sáenz, Juan Fernando
Assunto: Simbolismo
Estruturalismo
Lévi-Strauss, Claude, 1908-2009
Data de apresentação: Jun-2015
Data de publicação: 18-Ago-2016
Referência: SÁENZ, Juan Fernando. Simbolismo, transformação, sentido e objetividade: uma análise do pensamento de Claude Lévi-Strauss. 2015. [44] f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo dá seguimento a uma pesquisa iniciada no âmbito de um projeto de iniciação científica que desenvolvi no período entre 2013 e 2014 centrado nos pressupostos epistemológicos do estruturalismo de Claude Lévi-Strauss. Seu formato definitivo, que agora apresento como trabalho de conclusão do bacharelado em sociologia, requer alguns esclarecimentos. A origem de meu interesse pela obra de Lévi-Strauss remonta ao segundo semestre letivo de 2011, quando estudei Epistemologia das Ciências Sociais como disciplina de módulo livre pela Universidade de Brasília. Este curso, que pela amplitude do tema pode assumir diversos formatos, teve por enfoque o percurso teórico que conduziu o psicanalista francês Jacques Lacan à formulação dos conceitos presentes na obra Da psicose paranoica em suas relações com a personalidade, ao que sobreveio um segundo semestre de estudos dedicados ao conjunto das influências que induziram Lacan à guinada estruturalista que marcou sua produção a partir de meados da década de 50. É aí que intervém o pensamento de Lévi-Strauss, fornecendo um manejo mais apropriado aos fins que almejavam as investigações de Lacan para uma noção que àquela altura tornara-se problemática: a do inconsciente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons