Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1420
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_LucianaMacedoMarques.pdf161,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Operação Brasil
Autor(es): Marques, Luciana Macedo
Orientador(es): Silva, David Renault da
Assunto: Projeto Rondon
Trabalho voluntário
Estudantes universitários - atitudes
Voluntariado
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 13-Jan-2011
Referência: MARQUES, Luciana Macedo. Operação Brasil. 2008. 50 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Operação Brasil é um projeto experimental na forma de um documentário sobre a história e as experiências atuais do Projeto Rondon. O programa, que teve início em 1967, é um trabalho voluntário que pretende levar à juventude universitária de todo o país a conhecer realidades diferentes em diversos estados, promover a integração nacional e fortalecer a cidadania. Os jovens realizam oficinas e palestras em municípios distantes da universidade onde estudam e encontram, nos locais em que atuam, formas de vida distintas das que estão acostumados a conviver. A idéia surgiu quando fui chamada para participar do projeto como rondonista1 em julho de 2008 e me interessei na divulgação do trabalho para a sociedade. Portanto, o documentário tem a visão autoral de uma universitária que participou das atividades. Além de descrever as características do filme proposto, o trabalho apresenta inquietações que surgiram durante a realização do projeto, como a relação entre o jornalismo e o documentário, suas semelhanças e diferenças.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2008. __________________________________________________________________________ Possui DVD em anexo (Para empréstimo, procurar o setor de Coleções Especiais).
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1420
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons