Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14199
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HelenaBarrosodaSilva_tcc.pdf573,23 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCaixeta, Juliana Eugênia-
dc.contributor.authorSilva, Helena Barroso da-
dc.identifier.citationSILVA, Helena Barroso da. Conflitos interpessoais em sala de aula: o que fazem os professores? 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.pt_BR
dc.description.abstractOs conflitos são inerentes às relações humanas. Na escola, os conflitos são momentos que oportunizam tanto para o professor quanto para o aluno, oportunidades de aprendizagem sobre moralidade. Este trabalho teve como objetivo identificar como professores resolvem situações de conflitos interpessoais em sala de aula, por meio de situações problemas em meio audiovisual. Os dados foram construídos por meio de uma entrevista semiestruturada realizada, individualmente, por cinco professores de diferentes áreas, tempo de atuação e tipo de escola. Para a análise, foi utilizada a análise temática dialógica. Os resultados monstraram que os professores resolvem os conflitos, mas não de maneira a valorizar o desenvolvimento de um ambiente sociomoral cooperativo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConflitos interpessoais em sala de aula : o que fazem os professores?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-18T17:47:06Z-
dc.date.available2016-08-18T17:47:06Z-
dc.date.submitted2016-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14199-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - saúdept_BR
dc.subjectSaúde e trabalhopt_BR
dc.subjectConflito interpessoalpt_BR
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.description.abstract1Conflicts are inherent in human relations. At school, conflicts are moments that nurture both the teacher and the student, learning opportunities about morality. This study aimed to identify how teachers resolve situations of interpersonal conflict in the classroom, through problem situations in audiovisual media. Data were constructed by means of a semistructured interview, individually with five different areas teacher, time of workexperience time. For the analysis, dialogical thematic analysis was used. The results show that teachers resolve conflicts, but not in order to enhance the development of a cooperative sociomoral environment.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons