Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Caixeta, Juliana Eugênia | - |
dc.contributor.author | Silva, Helena Barroso da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Helena Barroso da. Conflitos interpessoais em sala de aula: o que fazem os professores? 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os conflitos são inerentes às relações humanas. Na escola, os conflitos são momentos que oportunizam tanto para o professor quanto para o aluno, oportunidades de aprendizagem sobre moralidade. Este trabalho teve como objetivo identificar como professores resolvem situações de conflitos interpessoais em sala de aula, por meio de situações problemas em meio audiovisual. Os dados foram construídos por meio de uma entrevista semiestruturada realizada, individualmente, por cinco professores de diferentes áreas, tempo de atuação e tipo de escola. Para a análise, foi utilizada a análise temática dialógica. Os resultados monstraram que os professores resolvem os conflitos, mas não de maneira a valorizar o desenvolvimento de um ambiente sociomoral cooperativo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Conflitos interpessoais em sala de aula : o que fazem os professores? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-18T17:47:06Z | - |
dc.date.available | 2016-08-18T17:47:06Z | - |
dc.date.submitted | 2016-06 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14199 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores - saúde | pt_BR |
dc.subject | Saúde e trabalho | pt_BR |
dc.subject | Conflito interpessoal | pt_BR |
dc.subject | Relações humanas | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Conflicts are inherent in human relations. At school, conflicts are moments that nurture both the teacher and the student, learning opportunities about morality. This study aimed to identify how teachers resolve situations of interpersonal conflict in the classroom, through problem situations in audiovisual media. Data were constructed by means of a semistructured interview, individually with five different areas teacher, time of workexperience time. For the analysis, dialogical thematic analysis was used. The results show that teachers resolve conflicts, but not in order to enhance the development of a cooperative sociomoral environment. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|