Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mendes, Felipe Augusto dos Santos | - |
dc.contributor.author | Cerqueira, Thília Maria de Melo | - |
dc.identifier.citation | CERQUEIRA, Thília Maria de Melo. Modificações em aspectos motores e cognitivos em pacientes com doença de parkinson após treinamento com videogame Xbox Kinect. 2016. 58 f., il. Monografia (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa crônica que implica em alterações no controle postural, marcha e distúrbios no equilíbrio além de alterações em funções cognitivas com repercussões negativas para a qualidade de vida. Uma das opções de terapia além da fisioterapia convencional é a realidade virtual (RV), tecnologia que gera uma interface entre o indivíduo e o meio virtual criando um ambiente multissensorial proporcionando uma terapia mais motivadora. O objetivo do estudo foi verificar, por meio de avaliações clínicas, se há modificações em aspectos motores e cognitivos em idosos com DP comparando com idosos saudáveis da mesma faixa etária, após o treinamento baseado em RV utilizando o videogame Microsoft KinectTM . A amostra foi composta por 16 idosos, oito com DP e oito saudáveis submetidos a dez sessões de treinamento com avaliação clínica inicial, sete e 30 dias após o termino das sessões, utilizando escalas motoras e cognitivas. Os resultados mostraram diferença estatisticamente significante para o grupo idosos saudáveis após o treno, mas não para o grupo DP. Concluiu-se que o treinamento foi eficiente para causar modificações cognitivas e motoras estatisticamente significantes na população idosa saudável e modificações clínicas no grupo DP. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Modificações em aspectos motores e cognitivos em pacientes com doença de parkinson após treinamento com videogame Xbox Kinect | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-18T14:50:08Z | - |
dc.date.available | 2016-08-18T14:50:08Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14185 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Parkinson, Doença de | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Terapia de exposição à realidade virtual | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Parkinson’s disease (PD) is a chronic neurodegenerative disorder that causes changes in postural control, pace and balance disorder and also changes in cognitive functions with negative implications for quality of life. One of the options of therapy other than the conventional physiotherapy is the virtual reality (VR), a technology which generates an interface between the individual and the virtual surroundings creating a multisensory environment and thus providing a more motivating therapy. The aim of the study was to verify, by means of clinical evaluations, if there are modifications in motor and cognitive aspects in elderly with Parkinson’s disease comparing to healthy elderly with the same age, after VR-based training using the Microsoft Kinect™ video game. The sample was composed of 16 elderly people, eight of them with Parkinson’s disease and eight of them healthy subjected to ten training sessions with a initial clinical evaluation, seven and thirty days after the end of the sessions, by means of motor and cognitive measures. The results showed statistically significant difference for the healthy group of elderly after the training, but not for the group with Parkinson’s disease. It was concluded that the training was efficient to cause cognitive and motor modifications in the healthy elderly population and clinical changes group with Parkinson’s disease. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Fisioterapia
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