Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14178
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VictorHugodosSantosRodrigues_tcc.pdf731,89 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCaixeta, Juliana Eugênia-
dc.contributor.authorRodrigues, Victor Hugo dos Santos-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Victor Hugo dos Santos. Educação e psicologia: a formação docente na relação universidade-escola. 2016. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.pt_BR
dc.description.abstractAs salas de aula devem ser vistas como mais um espaço de formação inicial de professores. Nesse sentido, o governo do Brasil procura implementar políticas públicas que visam a essa integração da universidade com a escola e vice-versa. Esta pesquisa tem por objetivo analisar se o projeto Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão, vinculado ao Prodocência, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), tem alcançado seu objetivo que é “desenvolver competências docentes relacionadas à fundamentação e prática da inclusão na escola” (CAIXETA; SOUSA; SANTOS, 2015, p.28). Foi utilizada a metodologia qualitativa. Foram entrevistados seis professores, egressos do projeto. A análise temática dialógica gerou um mapa de significados cujos temas principais foram: “formação diferenciada”, “formação pessoal” e “formação profissional”. Os participantes afirmaram que a participação no projeto promoveu uma formação diferenciada, deixando claro que essa formação não é apenas profissional, mas também pessoal, indicando mudanças de como passaram a entender a educação e de como passaram a promover a interação com seus alunos. Portanto, o projeto tem alcançado seus objetivos e contribuído para uma formação diferenciada, no sentido de que o licenciando já esteja atuando e vivenciando práticas dentro das diversas instituições de ensino.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação e psicologia : a formação docente na relação universidade-escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-18T12:46:16Z-
dc.date.available2016-08-18T12:46:16Z-
dc.date.submitted2016-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14178-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.description.abstract1Classrooms should be seen like a training ground of teachers. In this sense Brazil’s government attempts to initiate public policies that aim this integration between university and school and vice versa. This research has the objective of analyzing if the Education and Psychology project: possible mediation in time for inclusion, linked to Prodocência of UnB – Planaltina (FUB) has achieved its goals which is “develop training skills related to the foundation and practice of school inclusion” (CAIXETA; SOUZA; SANTOS, 2015, p. 28). The methodology used was qualitative. Six teacher’s graduates of the project were interviewed. The thematic analysis dialogical raised a map of meanings which the main themes were “Differentiated Training”, “Personal Training” and “Professional Training”. The participants said the participation in this project promoted a differentiated formation making it clear that this training is not only professional but also personal indicating changes in how the education has been seen and the interaction between students and teachers. Therefore, this project has achieved its objectives and has contributed to a differentiated formation, in this sense that the graduated is already working and living practices within various educational institutions.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons