Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Caixeta, Juliana Eugênia | - |
dc.contributor.author | Sabino, Jéssica Campos | - |
dc.identifier.citation | SABINO, Jéssica Campos. Afetividade?!: e quando as turmas são indisciplinadas? 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesse trabalho, entende-se a afetividade como um forte vínculo que promove o desenvolvimento humano, nas interações sociais. Na escola, apresenta-se por meio de um contexto pedagógico que favorece o diálogo, a confiança, valoriza as diferenças e preza pela autoestima do estudante. O objetivo dessa pesquisa foi compreender a afetividade e o seu papel nas relações estabelecidas em sala de aula. Para alcançá-lo, optamos pela metodologia qualitativa e pelas técnicas de pesquisa observação e diário de campo, que foi construído pela pesquisadora para a construção dos dados. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma com estudantes atendidos pelo programa Correção da Distorção Idade/Ano. A análise dos dados mostrou que, em turmas consideradas difíceis e indisciplinadas, as relações estabelecidas, geralmente, são de violência, seja física ou verbal. Comportamentos que demonstram falhas nas práticas pedagógicas, pois estes alunos são os porta-vozes das relações estabelecidas no contexto escolar. Estabelecer relações pautadas na afetividade é uma tarefa que demanda tempo e engajamento da instituição escolar como um todo. Esta ação coletiva, a longo prazo, permitirá que o aluno se torne atuante no seu processo de ensino-aprendizagem e tenha a aprendizagem como uma ação prazerosa, livre de idealizações que podam os interesses relacionados ao conhecimento. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Afetividade?! : e quando as turmas são indisciplinadas? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-18T12:06:57Z | - |
dc.date.available | 2016-08-18T12:06:57Z | - |
dc.date.submitted | 2016-06 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14176 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Escolas - indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|