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Título: Logística de eventos esportivos : um estudo de caso do campeonato brasiliense de Jiu Jitsu No-Gi de 2016
Autor(es): Paraguassu, Felipe Giuliani de Couto
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Logística empresarial
Artes marciais
Torneios esportivos
Data de apresentação: 1-Jul-2016
Data de publicação: 17-Ago-2016
Referência: PARAGUASSU, Felipe Giuliani de Couto. Logística de eventos esportivos: um estudo de caso do campeonato brasiliense de Jiu Jitsu No-Gi de 2016. 2016. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Procurar compreender e identificar os níveis de serviço logístico que melhor satisfaçam as necessidades dos clientes é um atributo cada vez mais essencial na relação cliente e empresa. Como em todo evento, os eventos esportivos também são alvo de expectativas tanto da parte de quem organiza quanto da parte de quem recebe estes serviços. O objetivo desta pesquisa é analisar a organização e a percepção do público e atletas em relação à logística do Campeonato Brasiliense de Jiu Jitsu No-Gi de 2016. Por meio de uma pesquisa aplicada, descritiva e quantitativa, cujo procedimento técnico foi o estudo de caso, foi realizado uma análise das fases que compõem os elementos dos níveis de serviço, verificando as diferenças ou pontos de convergência na abordagem da logística de eventos com a percepção do público – expectadores/atletas. O principal instrumento de coleta de dados foi o questionário com perguntas fechadas, aplicada presencialmente aos participantes do evento, no dia da competição, também foi realizada a observação direta a fim de complementar os resultados. A amostra se caracteriza como não-probabilística e por acessibilidade. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, com base nas frequências das respostas. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que: a) A preocupação com a preservação ambiental, através de coleta seletiva e adequada destinação dos resíduos produzidos é muito valorizada pelo cliente; b) A valorização do cliente, através de ações que premiem a sua participação e que tornem a sua experiência mais rica, são fatores que geram uma fidelização do mesmo; c) Dar visibilidade e atenção à avaliação do cliente sobre os níveis de serviço ofertados gera parcerias e possível aumento nos lucros. Os resultados demonstram que a empresa alvo deste estudo carece de uma ação reflexiva que a leve a compreender melhor a importância dos níveis de serviço na relação com os seus clientes, de modo a promover eventos com mais qualidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
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