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https://bdm.unb.br/handle/10483/14165
Título: | Logística de eventos esportivos : um estudo de caso do campeonato brasiliense de Jiu Jitsu No-Gi de 2016 |
Autor(es): | Paraguassu, Felipe Giuliani de Couto |
Orientador(es): | Santos, Patricia Guarnieri dos |
Assunto: | Logística empresarial Artes marciais Torneios esportivos |
Data de apresentação: | 1-Jul-2016 |
Data de publicação: | 17-Ago-2016 |
Referência: | PARAGUASSU, Felipe Giuliani de Couto. Logística de eventos esportivos: um estudo de caso do campeonato brasiliense de Jiu Jitsu No-Gi de 2016. 2016. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Procurar compreender e identificar os níveis de serviço logístico que melhor
satisfaçam as necessidades dos clientes é um atributo cada vez mais essencial
na relação cliente e empresa. Como em todo evento, os eventos esportivos
também são alvo de expectativas tanto da parte de quem organiza quanto da
parte de quem recebe estes serviços. O objetivo desta pesquisa é analisar a
organização e a percepção do público e atletas em relação à logística do
Campeonato Brasiliense de Jiu Jitsu No-Gi de 2016. Por meio de uma pesquisa
aplicada, descritiva e quantitativa, cujo procedimento técnico foi o estudo de
caso, foi realizado uma análise das fases que compõem os elementos dos
níveis de serviço, verificando as diferenças ou pontos de convergência na
abordagem da logística de eventos com a percepção do público –
expectadores/atletas. O principal instrumento de coleta de dados foi o
questionário com perguntas fechadas, aplicada presencialmente aos
participantes do evento, no dia da competição, também foi realizada a
observação direta a fim de complementar os resultados. A amostra se
caracteriza como não-probabilística e por acessibilidade. Os dados foram
analisados por meio da estatística descritiva, com base nas frequências das
respostas. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que: a) A preocupação
com a preservação ambiental, através de coleta seletiva e adequada
destinação dos resíduos produzidos é muito valorizada pelo cliente; b) A
valorização do cliente, através de ações que premiem a sua participação e que
tornem a sua experiência mais rica, são fatores que geram uma fidelização do
mesmo; c) Dar visibilidade e atenção à avaliação do cliente sobre os níveis de
serviço ofertados gera parcerias e possível aumento nos lucros. Os resultados
demonstram que a empresa alvo deste estudo carece de uma ação reflexiva
que a leve a compreender melhor a importância dos níveis de serviço na
relação com os seus clientes, de modo a promover eventos com mais
qualidade. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
Aparece na Coleção: | Administração
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