Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14161
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_StefanneSouzaLaia_tcc.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVasconcelos, Rosylane Doris de-
dc.contributor.authorLaia, Stefanne Souza-
dc.identifier.citationLAIA, Stefanne Souza. O poder das imagens didáticas na construção do saber no ensino de ciências. 2016. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente nós vivemos em uma época na qual as novas tecnologias possibilitam a fácil obtenção de imagens científicas de qualidade por meio de uma simples pesquisa na internet. Também temos revistas e livros didáticos com uma grande variedade de imagens compondo o seu conteúdo. O que estariam fazendo ali essas imagens? Apenas para fins decorativos? Para dar volume ao texto? Ou existe outro objetivo? As imagens têm um potencial bem maior do que serem simplesmente decorativas e estas infelizmente não recebem devida atenção da maioria dos seus leitores, talvez por não haver o hábito de realizar a sua observação, leitura e interpretação, tanto pelos alunos quando pelos professores, apesar da leitura e interpretação de imagens ser dada como proposta de ensino nos PCN de Ciências Naturais no Ensino Fundamental. O projeto foi aplicado em uma escola de Ensino Fundamental com base na seguinte questão: Quais são as potencialidades didáticas de uma imagem quando utilizada nas aulas de Ciências? O projeto teve como objetivo apontar as vantagens de usar imagens no Ensino de Ciências e o seu papel no aprendizado dos alunos. Para o cumprimento dos objetivos foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo com dados analisados com base em pesquisa bibliográfica. Dos resultados obtidos verificou-se que a imagem é eficiente quanto ao seu potencial construtor de conhecimento, porém ainda é preciso que haja mudanças na maneira de ensinar os nossos alunos por meio de imagens.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO poder das imagens didáticas na construção do saber no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T18:08:58Z-
dc.date.available2016-08-17T18:08:58Z-
dc.date.submitted2016-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14161-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons