Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14156
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThiagodosSantosEvangelista.pdf968,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Variações nas frações da matéria orgânica do solo em função da adoção de sistema de integração lavoura pecuária em pastagem degradada do cerrado
Autor(es): Evangelista, Thiago dos Santos
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Matéria orgânica
Carbono
Agropecuária
Solos - manejo
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 17-Ago-2016
Referência: EVANGELISTA, Thiago dos Santos. Variações nas frações da matéria orgânica do solo em função da adoção de sistema de integração lavoura pecuária em pastagem degradada do cerrado. 2015. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: No Brasil, é crescente a adoção de sistemas integrados de produção agropecuária. A integração lavoura-pecuária é um desses sistemas que integram a produção de grãos, pasto e animal. Entre as vantagens desses sistemas, destaca-se a sua influência no acúmulo de carbono (C) do solo, com efeitos benéficos na mitigação de gases do efeito estufa. Este projeto teve por objetivo avaliar o efeito da implantação de sistema de integração lavoura-pecuária sobre frações lábeis e estáveis da matéria orgânica do solo. O estudo foi realizado na área experimental da “Fazenda Água Limpa” da Universidade de Brasília. Em duas áreas de 1 ha cada que se encontravam em avançado processo de degradação foram implantados os consórcios de milho com espécies forrageiras no ano de 2012. A partir deste ano em uma das áreas foi utilizada a gramínea forrageira Panicum maximum cv. Aruana e na outra a forrageira Panicum maximum cv. Massai, ambas em consórcio com o milho. Amostras de solos foram coletadas nessas áreas antes da implantação do experimento (outubro de 2012) e em março de 2014, nas profundidades de 0-10; 10-20 e 20-40 cm. Foram obtidos os seguintes teores de carbono da matéria orgânica: carbono orgânico particulado (COP) e associada aos minerais (COAM), além do carbono inerte (CI). A comparação entre as áreas antes e após a recuperação foi realizada por ANOVA e teste de comparação de médias (LSD; p<0,05). Na área sob consórcio de milho com Panicum maximum cv. Aruana, na camada superficial, as frações COP e CI foram superiores na área recuperada (P<0,05), e não foram verificadas diferenças nas demais frações. Os efeitos positivos da recuperação da pastagem foram verificados na profundidade de 10-20 cm. Nesta camada, após a recuperação, o solo apresentou os maiores valores do carbono orgânico total e em todas as frações da matéria orgânica do solo. Na camada mais profunda (20-40 cm) não houve efeito da recuperação da pastagem nas propriedades avaliadas (P<0,05). Na área sob consórcio de milho com Panicum maximum cv. Massai, a recuperação da pastagem elevou os teores de COP em todas as profundidades. A fração COAM apresentou as menores variações com o processo de recuperação da pastagem. O COP foi a fração mais sensível às alterações, apresentando valores superiores na coleta após o processo de recuperação da pastagem. Por outro lado, o COAM, pela sua natureza mais recalcitrante, sofreu pouca alteração após o processo de recuperação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons