Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14152
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CarlosAndreLopesdoNascimento_tcc.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do nível de conhecimento dos estudantes de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade de Brasília acerca dos tipos de investimento existentes no mercado financeiro brasileiro
Autor(es): Nascimento, Carlos André Lopes do
Orientador(es): Gonçalves, Rodrigo de Souza
Assunto: Finanças
Mercado financeiro
Mercado de capitais
Investimentos
Data de apresentação: 28-Jun-2016
Data de publicação: 17-Ago-2016
Referência: NASCIMENTO, Carlos André Lopes do. Análise do nível de conhecimento dos estudantes de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade de Brasília acerca dos tipos de investimento existentes no mercado financeiro brasileiro. 2016. 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho buscou analisar a percepção dos estudantes de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade de Brasília acerca dos tipos de investimento existentes no mercado financeiro e de capitais. Para tanto, foi realizado um levantamento por meio de questionário com 824 respondentes dos três cursos. Buscou-se a verificação do conhecimento dos tipos de investimento por meio de aspectos de interesse, familiaridade e análise do nível de associação por meio do teste qui-quadrado e correlação linear de Pearson das diversas variáveis entre os cursos, bem como entre as diferenças existentes de acordo com as variáveis demográficas. O trabalho justificou-se pela necessidade de consonância curricular dos cursos às Diretrizes Curriculares Nacionais instituídas pelo Conselho Nacional de Educação. Como resultado, observou-se que os estudantes de Administração têm menor interesse e menor conhecimento que os de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, bem como foram verificadas correlações positivas entre semestre, disciplinas cursadas ligadas ao mercado financeiro e quantidade de acertos e familiaridade com os tipos de investimento. Não obstante as correlações positivas, a baixa média de acertos nos três cursos e o fato de a percepção que o estudante tem sobre seu curso dar importância ao ensino sobre o mercado financeiro diminuir com o passar dos semestres corroboram o entendimento de insuficiência das disciplinas para a existência de conhecimentos mínimos sobre os tipos de investimento existentes no mercado financeiro e de capitais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons