Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14152
Título: | Análise do nível de conhecimento dos estudantes de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade de Brasília acerca dos tipos de investimento existentes no mercado financeiro brasileiro |
Autor(es): | Nascimento, Carlos André Lopes do |
Orientador(es): | Gonçalves, Rodrigo de Souza |
Assunto: | Finanças Mercado financeiro Mercado de capitais Investimentos |
Data de apresentação: | 28-Jun-2016 |
Data de publicação: | 17-Ago-2016 |
Referência: | NASCIMENTO, Carlos André Lopes do. Análise do nível de conhecimento dos estudantes de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade de Brasília acerca dos tipos de investimento existentes no mercado financeiro brasileiro. 2016. 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O presente trabalho buscou analisar a percepção dos estudantes de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade de Brasília acerca dos tipos de investimento existentes no mercado financeiro e de capitais. Para tanto, foi realizado um levantamento por meio de questionário com 824 respondentes dos três cursos. Buscou-se a verificação do conhecimento dos tipos de investimento por meio de aspectos de interesse, familiaridade e análise do nível de associação por meio do teste qui-quadrado e correlação linear de Pearson das diversas variáveis entre os cursos, bem como entre as diferenças existentes de acordo com as variáveis demográficas. O trabalho justificou-se pela necessidade de consonância curricular dos cursos às Diretrizes Curriculares Nacionais instituídas pelo Conselho Nacional de Educação. Como resultado, observou-se que os estudantes de Administração têm menor interesse e menor conhecimento que os de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, bem como foram verificadas correlações positivas entre semestre, disciplinas cursadas ligadas ao mercado financeiro e quantidade de acertos e familiaridade com os tipos de investimento. Não obstante as correlações positivas, a baixa média de acertos nos três cursos e o fato de a percepção que o estudante tem sobre seu curso dar importância ao ensino sobre o mercado financeiro diminuir com o passar dos semestres corroboram o entendimento de insuficiência das disciplinas para a existência de conhecimentos mínimos sobre os tipos de investimento existentes no mercado financeiro e de capitais. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons