Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14151
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_KarinaBritodaCosta.pdf485,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Principais dosagens de papaína utilizadas em tratamentos de feridas em fibroblastos humanos in vitro e suas consequências nas MMPS E TIMPS
Autor(es): Costa, Karina Brito da
Orientador(es): Ipolito, Michelle Zampieri
Assunto: Enzimas
Cicatrização de feridas
Fibroblasto
Papaína
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 17-Ago-2016
Referência: COSTA, Karina Brito da. Principais dosagens de papaína utilizadas em tratamentos de feridas em fibroblastos humanos in vitro e suas consequências nas MMPS E TIMPS. 2016. [29] f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Objetivo: Avaliar o efeito da papaína na formação e degradação de componentes da matriz extracelular em cultura de fibroblastos humanos tratados com papaína 1%, 2% e 10%. Método: Trata-se de uma pesquisa clínica, observacional, prospectiva, analítica, controlada, realizada em centro único, experimental e in vitro. A amostra obtida por meio de mamoplastia foi composta por 25 pacientes, divididos em 3 do grupo estudo e 1 controle, foi utilizado o método de ELISA em meio de cultura de fibroblastos dérmicos humanos primários. Resultados: O tecido exposto à papaína 1%, 2% e 10% com presença de MMP1 houve crescimento celular. Em MMP3 exposto á papaína 2% apresentou crescimento celular adequado comparado ao grupo controle. Em exposição à papaína 1% e 10% o crescimento foi prejudicado devido à quebra de células. O tecido com MMP-9 em exposição à papaína 2% houve considerável crescimento celular comparado ao grupo controle. Em exposição à papaína 1% e 10% gerou maior quebra celular e crescimento desfavorável. Conclusão: Após exposição das MMPs a diferentes concentrações da papaína, as células exposta a papaína 2% obteram crescimento celular favorável sem prejudicar o tecido utilizado. Tal constatação contribui positivamente para prática clínica dos enfermeiros na escolha da concentração de papaína adequada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2016.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons