Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14146
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaClaudetePereiradeAlmeida.pdf504,37 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBertussi, Natália Lorena-
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Claudete Pereira de-
dc.identifier.citationALMEIDA, Maria Claudete Pereira de. Planejamento estratégico como ferramenta fundamental do professor no ensino médio. 2015. 40 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul–AC, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, que visa analisar o papel do planejamento escolar como ferramenta essencial ao trabalho do professor do ensino médio, teve como objetivo Verificar a importância que o planejamento estratégico exerce na realização do trabalho do professor. Além disso, buscouconstatar se o planejamento estratégico subsidia o trabalho dos professores, fornecendo-lhe o suporte adequado para realização de um trabalho eficiente. Sabe-se que o planejamento pedagógico é o momento destinado a construção do plano de aula do trabalho do professor, favorecendo a realização de um trabalho mais competente. Nesse contexto, foi possível perceber que o planejamento pedagógico é essencial para que haja um trabalho pedagógico com mais qualidade, e constatou-se que a presença do coordenador pedagógico é essencial neste processo, fornecendo ao professor subsídios, apoio, tirando suas dúvidas e contribuindo com a realização de um trabalho colaborativo. O método utilizado para a elaboração deste trabalho constituiu-se a partir de pesquisas bibliográficas com a fundamentação teórica referente à temática e a coleta de dados, através de questionário de entrevista direcionada aos professores e coordenador da instituição X do ensino médio, buscando identificar a importância que o planejamento de ensino fornece ao trabalho dos professores. Através dos resultados alcançados, foi possível reconhecer a importância do planejamento e sua contribuição ao aprimoramento profissional de professores e a consolidação de um trabalho pedagógico mais competente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico como ferramenta fundamental do professor no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-16T19:20:05Z-
dc.date.available2016-08-16T19:20:05Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14146-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.description.abstract1This work, which aims to analyze the role of school planning as an essential tool at the high school teacher's job, aimed to verify the role that strategic planning plays in the realization of the teacher's work. Moreover, it sought out whether strategic planning subsidizes the work of teachers by providing you adequate support to perform an efficient work. It is known that the educational planning is the time for the construction of teachers' work the lesson plan, favoring the realization of a more competent job. In this context, it was revealed that the educational planning is essential for there to be a teaching job with more quality, and it was found that the presence of the pedagogical coordinator is essential in this process by providing the teacher subsidies, support, taking your questions and contributing the realization of a collaborative work. The method used for the preparation of this work consisted from literature searches with the theoretical framework regarding the theme and data collection through interview questionnaire directed to the teachers and the institution X high school coordinator in order to identify the importance the educational planning provides the work of teachers. Through the results achieved, it was possible to recognize the importance of planning and its contribution to the professional development of teachers and the consolidation of a more competent pedagogical work.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons