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https://bdm.unb.br/handle/10483/14098
Título: | Mapeamento de competências : métodos e técnicas adotados na administração pública |
Autor(es): | Araújo, Mariana Lopes de |
Orientador(es): | Meneses, Pedro Paulo Murce |
Assunto: | Serviço público - administração de pessoal Gestão por competências |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 12-Ago-2016 |
Referência: | ARAÚJO, Mariana Lopes de. Mapeamento de competências: métodos e técnicas adotados na administração pública. 2016. 94 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Dez anos após a edição do Decreto nº 5.707/06 que institui a Política Nacional de
Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) por meio da gestão por competências,
evidências indicam que a Política não foi implementada como era esperado. Dentre
as razões disso, está a falta de técnicas, procedimentos e referenciais teóricos
específicos para a administração pública, que tornam a etapa de mapeamento de
competências árdua e de difícil execução. Neste sentido, esta pesquisa buscou
caracterizar métodos, técnicas e procedimentos de planejamento e execução de
mapeamento de competências adotados por determinadas organizações públicas
federais regidas pelo Decreto nº 5.707/06. Para isso, foram realizadas seis
entrevistas com roteiro semiestruturado com amostragem em dois estágios. No
primeiro foi estabelecida a amostra de organizações. O segundo abordou a escolha
dos participantes, composta por sete servidores da área de pessoal. A técnica de
análise foi feita por análise de conteúdo de forma pré e pós-categórica. Concluiu-se
que o planejamento estratégico é visto como um facilitador da implementação da
gestão por competências. Há uma convergência conceitual entre as organizações na
conceituação da competência. Percebeu-se que o mapeamento é um processo
complexo e melhor realizado de forma gradual, com aplicação de técnicas
qualitativas flexíveis como entrevistas e grupos focais. Com relação à amostra, é
imprescindível a participação de gestores, além dos profissionais envolvidos nas
atividades. Por fim, a pesquisa sugere a ampliação do estudo para a etapa de
diagnóstico de competências, e para fins práticos, avaliar o grau de efetividade de
cada técnicas de coleta no mapeamento e diagnóstico. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
Aparece na Coleção: | Administração
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