Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Maria Cristina de | - |
dc.contributor.author | Camargo, Gaby Florença de | - |
dc.identifier.citation | CAMARGO, Gaby Florença de. Recursos e metodologia aplicados no ensino de botânica: uma revisão bibliográfica. 2015. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | É sabido que os alunos estão cada vez mais desmotivados em relação ao
aprendizado de Botânica. Um dos principais motivos se deve ao fato das aulas, na
maioria das vezes, serem teóricas e repletas de palavras e definições que precisam
ser decoradas. Além disso, autores citam a precariedade de equipamentos, métodos e
tecnologias que poderiam estimular e auxiliar nesse processo. Nesse sentido, essa
proposta busca identificar práticas docentes que de alguma forma motivem, facilitem e
tornem mais eficiente o processo de ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino
Fundamental e Médio. Para isso, foi realizado levantamento bibliográfico sobre
práticas docentes que estejam colaborando de fato para um ensino de Botânica mais
interessante, motivador e eficaz. Com a pesquisa, foi constatado a escassez de
trabalhos publicados envolvendo, de fato, metodologias e recursos que auxiliem no
ensino de Botânica. Com isso, foi construída uma listagem, categorizada, dos
trabalhos encontrados com o objetivo de facilitar o acesso a professores e
profissionais da área. Ao final, foi possível perceber a importância da utilização de
recursos adequados ao conteúdo. Mas, além disso, destaca-se a necessidade de
cuidados precisos relacionados a forma como o professor apresenta e explora cada
recurso didático. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Recursos e metodologia aplicados no ensino de botânica : uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-12T12:11:33Z | - |
dc.date.available | 2016-08-12T12:11:33Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14093 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino - meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Botânica - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.description.abstract1 | It is well known that students are increasingly motivated in relation to
Botany learning. One of the main reasons is because of the classes, most of the time,
being theoretical and plenty of words and definitions that need to be decorated. In
addition, authors cite the precariousness of equipment, methods and technologies that
could stimulate and assist in this process. In this sense, this proposal seeks to identify
teaching practices that somehow motivate, facilitate and make more efficient the
Botany teaching-learning process in primary and secondary schools. For this, we
conducted literature on teaching practices that are collaborating in fact to a teaching
Botany more interesting, motivating and effective. Through research, it was found the
scarcity of published papers involving, in fact, methodologies and resources to assist in
teaching botany. Thus, it was built a list, categorized, the work found with the aim of
facilitating access to teachers and professionals. In the end, it saw the importance of
using appropriate resources to the content. But beyond that, there is the need for
accurate care related how the teacher presents and explores each teaching resource. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|