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https://bdm.unb.br/handle/10483/14074
Título: | Desenvolvimento e construção de um sistema de acoplamento flexível para uso em ensaios de cabos condutores |
Autor(es): | Nogueira, Frederico Versino Borges |
Orientador(es): | Ferreira, Jorge Luiz de Almeida |
Assunto: | Sistema de acoplamento Cabos condutores Amortecimento (Mecânica) Vibração |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 11-Ago-2016 |
Referência: | NOGUEIRA, Frederico Versino Borges. Desenvolvimento e construção de um sistema de acoplamento flexível para uso em ensaios de cabos condutores. 2015. ix, 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Em 1978 a IEEE publicou a STD 563 que tem por objetivo descrever os procedimentos utilizados para se executar ensaios de auto amortecimento. Segundo essa norma existem vários métodos para se medir a energia dissipada através de um cabo vibrando em um dos seus modos harmônicos ou frequências naturais. Basicamente, pode-se dividir esses métodos em dois grupos principais: o da “vibração livre" e da “vibração forçada" do condutor. Para a implementação correta desses métodos é necessário que a inércia associada a massa do “shaker” não interfira na resposta vibratória do condutor. Isso é realizado introduzindo-se um sistema de acoplamento flexível entre o shaker e o condutor. |
Abstract: | In 1978 IEEE published the STD 563 the which aims to describe the procedures used to perform self-damping trials. According to this standard there are various methods for measuring the energy dissipated through a cable vibrating in one of its harmonic modes or natural frequencies. Basically, one can divide these methods in two main groups: the “free vibration” and the “forced vibration” of the conductor. For proper implementation of these methods its necessary that the associated mass inertia of the shaker does not interfere with de conductor vibratory response. This is accomplished by introducing a flexible coupling system between the shaker and the driver. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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