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dc.contributor.advisorRodrigues, Genaína Nunes-
dc.contributor.authorMoura, Lucas Fernandes Braga-
dc.identifier.citationMOURA, Lucas Fernandes Braga. Estudo exploratório sobre o impacto acerca da interrupção e indisponibilidade dos serviços de TI oferecidos pelo CPD sobre as atividades de pesquisa e administrativas da UnB. 2016. viii, 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractSistemas computacionais atualmente lidam com ambientes complexos e cada vez mais competitivos, onde as informações e as tecnologias tornaram-se vitais para todos os segmentos de negócios, uma ruptura não planejada nas operações dos serviços de tecnologia da informação pode trazer impactos significativos e muitas vezes irreversíveis. No âmbito da Universidade de Brasília, o Centro de Informática da UnB (CPD) é a unidade responsável pela infraestrutura computacional, pelo oferecimento de serviços de TI, assim como pela continuidade de negócios dos serviços e softwares que operam na Universidade de Brasília. Desse modo, esse estudo de caso tem como objetivo principal realizar uma análise de impacto, com base na Norma Complementar 06/IN01/DSIC/GSIPR e na Seção 14 da ABNT NBR ISO/IEC 27002, de possíveis interrupções dos serviços de TI oferecidos pelo CPD para as atividades de negócio críticas do Departamento de Ciência da Compuração da UnB (CIC) e do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP). Por meio dessa análise, poderão ser direcionados esforços para implementação de um programa de Gestão de Continuidade de negócios, assegurando a disponibilidade das informações e o funcionamento adequado das atividades de pesquisa científica e administrativas das áreas escopo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo exploratório sobre o impacto acerca da interrupção e indisponibilidade dos serviços de TI oferecidos pelo CPD sobre as atividades de pesquisa e administrativas da UnBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-11T16:08:40Z-
dc.date.available2016-08-11T16:08:40Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14068-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectSistemas de computaçãopt_BR
dc.subjectCentro de Informática da UnB (CPD)pt_BR
dc.subjectGestão de continuidade de negóciospt_BR
dc.description.abstract1Currently, computational systems deal with highly complex and competitive environments, where information and technologies have become fundamental for business segments. As a result, an unplanned interruption on the activities of the information technology services may bring significant impacts. In the context of the University of Brasilia, the Informatics Center (CPD) is the area responsible for the computing infraestructure, to provide the information technology services, and to assure the business and software continuity. Thereby, the main purpose of this case study is to realize a business impact analysis (BIA), based on the Complementary Standard 06/IN01/DSIC/GSIPR and on Section 14 of ABNT NBR ISO/IEC 27002, on the critical activities performed by the Computer Science Department and the Deanery Staff Management w.r.t. interruptions on the IT services provided by the CPD at UnB. Through this analysis, it will be possible to drive efforts to implement a Business Continuity Management program, which assures the availability of the information and the proper operation of the scientific research and administrative activities.pt_BR
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