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Título: Oficinas ambientais e métodos recreativos como instrumentos de educação e melhoria do bem-estar social no ambiente escolar CAIC JKO – Sobradinho II
Autor(es): Lima, Caio Murilo Siqueira de
Orientador(es): Cruz, Tânia Cristina da Silva
Assunto: Educação de crianças
Educação ambiental
Sustentabilidade
Reciclagem
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 10-Ago-2016
Referência: LIMA, Caio Murilo Siqueira de. Oficinas ambientais e métodos recreativos como instrumentos de educação e melhoria do bem-estar social no ambiente escolar CAIC JKO – Sobradinho II. 2015. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: O lixo descartável diariamente acumulado representa riscos à saúde e implica danos ambientais, impactos e degradação do nosso meio. As crianças sem informações adequadas e uma educação superficial sobre o tema, acabam por não ter um comportamento diferenciado sobre o melhor uso e descarte deste lixo gerado desenfreadamente. O ambiente escolar corrobora com esta realidade de descuido com os resíduos sólidos, seja pela falta de preparo dos professores (as) em atuar no campo da reciclagem, seja pela falta de investimento do governo e não oferecer uma estrutura escolar adequada para a vivência e ampla formação de nossas crianças em relação ao meio ambiente. O estudo aqui apresentado tem por objetivo geral proporcionar melhorias educativas referente aos temas ambientais para os alunos da escola CAIC - Júlia Kubitschek de Oliveira (JKO), situada na Região Administrativa do Sobradinho II do Distrito Federal/Brasil. Esta instituição em questão necessita de um atendimento e atenção mais especializada, pois é um espaço carente sobre o ponto de vista de gestão de resíduos sólidos gerados no ambiente escolar. Em desdobramento ao objetivo geral, os seguintes objetivos específicos foram definidos: a) educar oferecendo informações diferenciadas sobre lixo e reciclagem; b) ambientar, melhorar e qualificar as estruturas da escola; c) trazer fins para materiais inutilizáveis; d) possibilitar recreação e diversão com esse material; e) socializar e melhorar o convívio e bem-estar dos alunos do CAIC. A importância dos resultados a serem alcançados com o projeto proporcionará uma conscientização ambiental por parte dos alunos, de modo que possam, não só conviver com tais qualidades socioambientais na sua escola, mas também replicar o conhecimento obtido com as atividades ora propostas em seu meu social e familiar, implicando em uma nova consciência quanto a necessidade de novos fins para o lixo, e consequente interação mais sustentável de todos com o meio em que vivem. A metodologia adotada partiu de uma abordagem intervencionista e exploratória do ambiente escolar no CAIC JKO. Todas as ações propostas foram realizadas em contato direto com as crianças (alunos e alunas) de modo a permitir, mensurar os benefícios alcançados após as aulas e oficinas. Foram realizadas oficinas e palestras sobre meio ambiente, natureza, lixo e reciclagem, todas com o intuito de trazer melhorias comportamentais para as crianças, seus responsáveis e as professoras (es); também foram feitas oficinas com a utilização de material descartável, coletados com o envolvimento dos pais e professoras (es) dos educandos, com esses matérias descartáveis foram produzidos brinquedos recreativos e transformação de ambientes antes não aproveitados dentro das instalações da escola CAIC JKO, em espaços mais ecológicos e de convivência. Tudo isso ministrado por um personagem teatral, o Dr. Recicla, criado para melhor direcionamento e aceitação das crianças à temática preservação, reciclagem e sustentabilidade do meio ambiente. Como resultado geral observou-se que com o conjunto de atividades aplicadas obteve uma boa aceitação da proposta de reciclar e viver bem no ambiente escolar, com uma melhoria da concepção de ambiente e sustentabilidade por parte das professoras (es) e das crianças. Em especial para as crianças do CAIC JKO ficou evidente que a introdução dos temas no ambiente escolar trouxe benefícios socioambientais e tais crianças passaram a ter uma nova consciência de preservação do meio ambiente, tornando-se potenciais disseminadores do importante papel do cidadão na sustentação do ambiente em que vive.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
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